CHIQUINHO ESCOBAR 24/07/2021

Bandidos com muita audácia na noite desta sexta-feira dia 23 de julho de 2021 fizeram um verdadeiro arrastão na casa da senhora Girlene Barreto no bairro Sambaíba aqui em Elesbão Veloso, dona Girlene que é mãe de duas crianças uma de 4 anos e outra de 1 ano e 10 meses estava trabalhando no momento do roubo e ao chegar em sua casa vindo do trabalho por volta das 23:00 horas, ela viu a sua casa toda revirada por completo, ela  nos informou que o bandido ou os bandidos entraram por uma janela da sala e que essa janela tinha uma grade de proteção mas que mesmo assim arrancaram a grade e invadiram a sua casa.

O que levaram?

Segundo um levantamento prévio feito por dona Girlene Barreto os bandidos levaram uma TV de 40 polegadas da marca LG, seus cartões de crédito, cartões do banco, kit de bolsa, perfumes, colcha de cama, documentos pessoais, carnes e ainda as compras da casa.

Os roubos continuam  

A polícia militar esteve no local e fez os levantamento preliminares da ocorrência, os bandidos estão cada vez mais audaciosos pois é de conhecimento de todos que a Polícia Militar do GPM de Elesbão vem aumentando as ações na cidade com patrulhamento e rondas nos bairros da cidade mas mesmo assim os crimes continuam acontecendo, nesta mesma sexta feira estava acontecendo patrulhamento no centro da cidade mas nem isso estar sendo o suficiente para coibir, afrontar essas ações criminosas que estar acontecendo em Elesbão.

Denuncie

Quem tiver informações que possa levar aos autores deste roubo pode entrar em contato com a polícia através do número (86) 99842 6172 ou no número de dona Girlene Barreto (86) 999007207, você que ver alguém suspeito vendendo uma tv de 40 polegadas da marca LG pode entrar em contato com esses números, você que souber de alguém que estar com alguns desses itens roubados citados aqui pode ajudar com informações.

CHIQUINHO ESCOBAR 18/07/2021

Em uma conversa com o promotor Dr. José William Pereira Luz neste sábado dia 17 de julho ele falou sobre os casos de Covid no município e os decretos estaduais ao qual foi adotado desde o início da pandemia pelo ministério Público do Piauí, o promotor falou que o MP está acompanhando todos os decretos municipais e estaduais e que a flexibilização das medidas sanitárias tem sido paulatina, com reaberturas de acordo com as normas sanitárias.

Ele deu como exemplo, ocupação de UTIs e capacidade da rede de saúde realizarem o tratamento dos pacientes, abre aspas para Dr. José William “assim acho pouco provável que vá haver endurecimento de medidas de contenção à COVID. Salvo se houver o descontrole de casos e aumento de mortalidades, as medidas devem ser relaxadas e não endurecidas. ”

“É o momento de cada cidadão ter seus próprios cuidados”

O promotor lembra que o quadro está sendo acompanhado dia a dia pelo MP, que atua em rede. Ele fala o que é levado em conta é a capacidade da rede de saúde, o que está controlado, principalmente com a evolução da vacinação e que os casos podem estarem altos, mas o número de mortes e de internações está baixo, no geral, é o momento de cada cidadão ter seus próprios cuidados.

O COE que é o Comitê de Operações Emergenciais em Saúde Pública do Piauí, que é o centro de atuação estadual, com participação do MP, tem mantido a reabertura das atividades de acordo com a quantidade de internações, mortes e ocupações de UTIs, Dr. José William reforça que esses sempre foram os critérios desde o início da pandemia.

Em caso de descontrole local da Pandemia

Em decreto estadual foram liberados eventos com até cem pessoas, o que, em tese, permite o funcionamento de bares, que é onde há maior contaminação no interior, segundo o promotor só há motivos para o Município contrariar o Estado e fechar os bares se houve justa causa, como descontrole local da pandemia, em havendo descontrole dos casos, com alta transmissão local e aumento dos casos de internação e morte, o Município deve fechar o comércio e locais públicos, e o MP pode atuar judicialmente nesse sentido.

Acompanhamento

Dr. José William finaliza informando que esse acompanhamento é feito todos os dias, onde a secretaria municipal de saúde manda ao MP todo dia a situação dos casos, para que seja feito esse acompanhamento dia a dia.

CHIQUINHO ESCOBAR 16/07/2021

A missa em Ação de Graça da despedida do padre Miguel Junior na Igreja de Santa Teresinha em Elesbão Veloso reuniu muitos fiéis na Igreja em muitos outros através da live do facebook Teresinha em Foco e da rádio Vale FM que transmitiu toda a Missa para Elesbão Veloso e Cidades da Microrregião Valencia, foram mais de duas horas de celebração que teve vários momentos marcantes.

 

 

 

 

Padre Miguel que chegou em Elesbão em janeiro de 2015 e falou em gratidão e de todos os desafios que encontrou, mas que nunca perdeu a fé, e que conseguiria superar todos os desafios e continuar a caminhada.

 

 

Padre se emocionou quando ouviu o canto e a certeza de que não só estará mais aqui no mais belo momento da abertura dos festejos de Santa Teresinha e também do encerramento dos festejos, e ele olhando para Santa Teresinha e disse vai por que quer, muito grato a ela e que vai crescer.

 

 

 

 

Ele aproveitou para pedir perdão a cada um dos fiéis e modo particular a quem estava mais próximo dele como as pastorais, os serviços, grupos e movimentos de nossa igreja.

 

 

“Tenho uma personalidade muito forte, creio que é graça de Deus na vida de um pobre servo e sacerdote”.

 

 

 

 

Padre Miguel falou que hoje percebe que tudo é como graça de Deus na vida de um cristã que assim como eu busca como todos viver o batismo em comunhão com a igreja e comunidade, falou que todas as noites pede perdão e reza por cada um dos fiéis.

 

 

Em seus agradecimentos ele lembrou de todos e em espacial ao amigo Carlos Adriano que sempre esteve presente com ele apoiando em todos os momentos.

 

 

Foi um verdadeiro aprendizado tudo o que ele viveu em Elesbão com cada um que faz a paróquia de Santa Teresinha.

 

 

 

 

O Evangelho do dia em suas linhas coincidentemente era algo de tudo o que o padre Miguel viveu em Elesbão e em especial no início da sua caminhada na paróquia de Santa Teresinha.

 

 

Evangelho (Mt 11,28-30)

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse:

 

 

28 “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso.

 

 

29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

 

 

O Diácono Zeca em suas palavras de agradecimento foi bem preciso em lembrar da personalidade de Padre Miguel Junior ao falar de alguns questionamentos que pessoas fizeram na chegada dele aqui na cidade “que padre é esse... um louco?”; Zeca enaltece a coragem do padre ao peitar o sistema antigo ao encarar esses contratempo, ele em sua fala foi bem enfático e correto em dizer os que se julgava donos da igreja que torceram contra o Padre Miguel esses foram os que mais sofreram em suas impotências “torcem para tudo dá errado são os do contra”, e com isso prejudica a própria Igreja esses comportamentos de pessoas que se acham donos da Igreja.

 

 

 

 

Padre Miguel Junior vai agora para a paróquia de Água Branca e celebra a sua primeira missa domingo dia 18 de julho de 2021 e a Vale FM vai transmitir ao vivo essa missa de acolhida ao padre a partir das 18:00.

 

 

O Grupo Vale através do seu presidente Wrias Moura agradece ao padre por toda essa trajetória a frente da paróquia de Santa Teresinha. “Em nome do Grupo Vale de Comunicação eu gostaria de agradecer ao nosso queridíssimo padre Miguel pela passagem no Município de Elesbão Veloso, nesse período ele contribuiu muito para a disseminação da palavra de Deus e também para a promoção de eventos realizados pela paróquia. Momento desafiador de pandemia em que há necessidade de se reinventar na forma de conseguir recursos para que a igreja seja mantida.

 

 

 

 

O padre com muita força de vontade e dialogando com a sociedade conseguiu manter de forma brava  todo esse trabalho e não deixou de lado a toda população e o olhar pelo os mais pobres, não só a nossa cidade , mas também nas cidades circunvizinhas que pertencem a paróquia.

 

 

Nos do GVC que tivemos uma parceria na área de comunicação, ficamos muito felizes com essa parceria e essa amizade, e não tenho dúvida que o padre onde estiver irá levar o legado do seu aprendizado na cidade de Elesbão Veloso e continuará o seu trabalho tão forte e liderando paróquias da igreja católica por onde ele andar. Muito obrigado  Padre Miguel e conte sempre com o GVC para seus objetivos de fraternidade e amizade ao próximo”.

 

 

CHIQUINHO ESCOBAR 09/07/2021

As forças policiais de Elesbão Veloso e a Força Tática de Valença continuam nas buscas para tentar encontrar o acusado do assassinato a golpes de faca de Francisca Lopes da Mota Silva, 48 anos ocorrido na noite desta quinta-feira por volta das 20h30 na localidade Betônica, as equipes estão capitaneadas pelo Sargento Nogueira que passaram o dia todo mapeando toda a região e atentos aos movimentos  na mata na busca para encontrar o acusado, as equipes estão contando com a ajuda da população para informações que possam levar até o acusado.

As equipes conseguiram identificar alguns passos dele que estar na mata e também já sabem que Niquizim bebeu bastante na noite do crime e que estar descalço na mata e sem camisa.

Hoje em conversas com pessoas que conhecem ele, esses me falaram que ele é pescador e caçador, e conhece muito bem as matas da zona rural de Elesbão Veloso, mas por conta de algumas comorbidades, Niquizim pode não aguentar passar muito tempo sem se alimentar e como foi um crime que chocou toda a cidade a polícia não acredita que alguém possa dá fuga ou alimenta-lo e com isso as forças policiais espera que nas próximas horas eles possam estar fazendo a prisão de Niquizim

CHIQUINHO ESCOBAR 09/07/2021

Ao todo 13 localidades rurais teriam ou estão recebendo a perfuração e revestimento de 12 poços tubulares que custaram R$: 169.447,48 (cento e sessenta e nove mil quatrocentos e quarenta e sete reais e quarenta e oito centavos), ao município.

 

 

As comunidades comtempladas são:

 

 

Coquinho, Retiro, Cipó, Jatobá, Firmeza, Unha de Gato, Boa Vista, Baixão da Mulher, Curralinho, Lagoa do Mucambo, Sabonete e Sítio Fundão, todas elas na zona rural de Elesbão Veloso.

 

 

Muitas outras comunidades ainda sofrem com a falta de poços, dificuldade para o acesso a água e também a falta de manutenção dos mesmo.

 

 

CLÁUSULA PRIMEIRA - OBJETO 1.1 O objeto do presente instrumento é a prestação de serviços de Perfuração e Revestimento Parcial de 12 (doze) Poços Tubulares, nas localidades Coquinho, Retiro, Cipó, Jatobá, Firmeza, Unha de Gato, Boa Vista, Baixão da Mulher, Curralinho, Lagoa do Mucambo, Sabonete e Sítio Fundão, situadas na zona rural do município de Elesbão Veloso – PI, que serão prestados nas condições estabelecidas no Termo de Referência, anexo do Edital. 1.2 Este Termo de Contrato vincula-se ao Edital do Pregão, identificado no preâmbulo e à proposta vencedora, independentemente de transcrição.

 

 

CLÁUSULA SEGUNDA - VIGÊNCIA 2.1 O prazo de vigência deste Termo de Contrato será de 360 (trezentos e sessenta) dias, contados da data da sua assinatura, e somente poderá ser prorrogado nos termos do artigo 57, § 1°, da Lei n. 8.666, de 1993.

 

 

CLÁUSULA TERCEIRA - PREÇO 3.1 O preço total da contratação é de R$: 169.447,48 (cento e sessenta e nove mil quatrocentos e quarenta e sete reais e quarenta e oito centavos). 3.2 No preço acima estão incluídas todas as despesas ordinárias diretas e indiretas decorrentes da execução do objeto, inclusive tributos e/ou impostos, encargos sociais, trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais incidentes, taxa de administração, frete, seguro e outros necessários ao cumprimento integral do objeto da contratação. 3.3 O preço acima é meramente estimativo, de forma que os pagamentos devidos à CONTRATADA dependerão dos quantitativos de serviços efetivamente prestados.

 

 

CHIQUINHO ESCOBAR 07/07/2021

O veículo locado para atender necessidades do gabinete do prefeito Rafael Barbosa nunca foi visto aqui na cidade e tão menos divulgado o modelo, cor, ano, placa; o que se sabe é que uma das parcelas no valor de R$ 10.900 reais foi paga no mês de junho do total do aluguel que custou o total de R$ 127.200,00 aos cofres públicos do município.

 

 

Vale lembrar que o prefeito tem um veículo de sua propriedade modelo pick up, mas mesmo assim preferiu alugar um veículo com esse valor de mais e 100 mil reais, um valor bem mais alto do que o valor de mercado, empresas de locação de veículos na capital tem em suas tabelas de preços valores bem menor do que esse contratado pela prefeitura de Elesbão no valor de 127 mil reais, os valores de mercado variam entre 3 e 5 mil reais por mês o que em um ano custaria no máximo 60 mil reais, o que significava metade do valor contratado pela prefeitura de Elesbão Veloso.

 

 

As exigências que tinha no edital de licitação também são atendidas por essas empresas de locação que cobram metade do valor para locação do veículo com as mesma característica exigida no edital, mas mesmo assim o município optou por contratar essa empresa que cobra o dobro do valor.

 

 

 

 

 

 

 

 

CHIQUINHO ESCOBAR 07/07/2021

Esta semana completou um ano da morte da jovem elesbonense que foi picada por escorpião, que na época deu entrada no hospital Norberto moura, porem a mesma não recebeu soro antiescorpiônico por conta daquela unidade não dispor do soro que poderia ter evitado essa tragédia.

 

 

Passando-se um ano no Hospital Norberto Moura, continua com a mesma direção e com a mesma falha, pois muito são os relatos de pessoas que foram picadas por escorpião e mais uma vez não tomaram o soro, ou seja , se repete o erro constantemente desde o ano passado.

 

 

Mesmo após a cidade  ter passado por essa grande perda, nada foi feito, e nem mesmo nenhum representante do município conseguiu um posicionamento da direção do Hospital.

 

 

Recebemos constantemente denúncias de várias pessoas dando entrada ao hospital por conta de picadas de escorpião, e o hospital não estar disponibilizando o soro, a direção do hospital não responde às perguntas questionadas

pelo Grupo Vale de Comunicação, que são feitas quase que diariamente.

 

 

A direção prefere não se manifestar a respeito das perguntas quanto a não utilização de soro antiescorpiônico.

 

 

Enquanto isso a população vive a inconstância e o medo, pois se alguém for picado de escorpião terá que se dirigir até a cidade de Valença ou até mesmo se deslocar para a cidade de Teresina, e assim fazer o uso do soro antiescorpiônico.

CHIQUINHO ESCOBAR 17/06/2021

Mais uma vez aconteceu no Hospital Norberto Moura, um paciente deu entrada no hospital vítima da picada de um escorpião, o mesmo se deslocou até a unidade de saúde mas segundo relato de um amigo ele não recebeu o soro antiescorpiônico, isso aconteceu na manhã de terça-feira dia 15 de junho, o morador teria tomado apenas uma medicação na veia e não tomou o soro antiescorpiônico.

Os casos vem aumentando neste mês de junho, já são quatro casos de pessoas que foram picados por escorpião e deram entrada no hospital, um dos casos mais graves aconteceu no dia primeiro de junho quando uma moradora do bairro De Fátima foi picada em sua residência e teve dormência no corpo e aumento da pressão arterial e precisou ser regulada para a cidade de Valença após esperar pelo soro no hospital e não ter recebido o antidoto aqui, há época uma enfermeira após ver uma matéria que informava sobre esse ocorrido a mesma confirmou ao blog  que no hospital não tinha o soro.

CHIQUINHO ESCOBAR 17/06/2021

Foi pautado em uma sessão na Câmara dos Vereadores o projeto do selo do meio ambiente, para Elesbão Veloso conseguir esse importante selo, porém a cidade não tem um aterro sanitário e sim um lixão a céu aberto que dificulta também até a aquisição de um caminhão basculante (carro compactador de lixo).

Ouvimos alguns vereadores sobre esse assunto, a vereadora Laís Lima Verde (PL) falou com nossa reportagem.

Ela explicou que em relação ao caminhão compactador de lixo foi solicitado e autorizado, porém através da FUNASA que exigiu que fosse feito o aterro sanitário que, mas essa obra nunca foi feita, e em uma parceria com a CODESVASP foi conseguido um caminhão compactador de lixo para o município, segundo informou o vereador Cicero do Cabana em sessão na câmara.

Procuramos o vereador Veinho Suprimo, Cícero do Cabana, e Graciosa Carvalho mas os mesmos não responderam a nossa reportagem, tentamos também falar com o presidente da câmara dos vereadores o senhor Gonçalo Moura, que também não respondeu as mensagens.

 

Enquanto isso os transtornos continuam.

Uma senhora ligou para a Vale Fm nesta terça-feira pedindo que as autoridades sanitárias tomassem uma providência no que diz respeito ao lixão do município que fica a céu aberto na estrada que dá acesso ao Pequizeiro, Bentônica e outras comunidades naquele sentido, a moradora falou que as queimadas acontece durante todo o dia e que a fumaça vem causando muitos problemas respiratórios em sua família que mora próxima do local, ela pede que a vigilância ou o órgão da prefeitura responsável possa estar resolvendo esse problema.

 

CHIQUINHO ESCOBAR 16/06/2021

Aquela cidade calma e tranquila já não existe mais, a população de Elesbão vive nesse ano uma das suas maiores crises de segurança ao longo dos seus 67 anos de emancipação política; o município vem sofrendo com inúmeros crimes e desordem nos últimos anos mas nesses seis primeiros meses de 2021 a cidade vive seu pior momento na segurança pública, todos os seis meses deste ano, ou quase que toda semana está acontecendo crimes de assaltos as pessoas, aos comércios e arrombamentos a residências.

A sensação de insegurança tomou de conta da cidade e as cobranças claro, vem com força principalmente para a polícia, sobretudo a polícia militar que em seu esforço maior tenta manter a ordem da cidade, com o patrulhamento ainda que em volume pequeno por conta do pouco contingente de homens locados no GPM da cidade, os policiais tentam cumprirem com as demandas que chegam ao GPM, mas a resolutividade permanece pequena para a quantidade de crimes que vem ocorrendo.

Em conversa com o comandante do GPM o Tenente Messias na manhã de terça feira, dia 15 de junho, ele relatou as dificuldades que vem enfrentando no gerenciamento do GPM por conta do efetivo de homens a disposição e de falta de apoio logístico para enfrentamento e execução das ações de repreensão contra os bandidos.

 O tenente falou que o contingente de policias para o plantão são mínimos no GPM e que chega a contar apenas com dois homens de plantão no dia, pois não há recursos suficientes para terem mais homens à disposição pois precisaria comprar as folgas de alguns policias para estes ficaram o plantão inteiro e que precisaria os sete dias da semana para ter homens suficiente todos os dias para ações como patrulhamento, realização de blitz e repreensão em locais suspeitos em bairros da cidade, o tenente nos informou que alguns policiais estão de licença médica e outros de férias o que dificulta mais ainda tendo em vista o pouco contingente no GPM.

Falta de uma política Pública de segurança

A falta de uma política pública de segurança para Elesbão Veloso estar sendo refletida neste momento, a atual administração repassa um valor para compra das folgas dos policiais, porém como já foi informado o valor não dá pra comprar todas as folgas para ter policiais suficiente os trinta dias do mês, e com isso o resultado é pouco ou quase nenhuma ação diária dos policiais  nas ruas impondo o sossego e a  ordem na cidade, com isso os crimes só tendem a aumentar dia após dia; são assaltos a comércios, assaltos a moradores na porta de sua casa, arrombamentos de residências e badernas em praças e vias públicas.

Elesbão Veloso necessita urgentemente de um plano de segurança, união dos poderes, e de uma ação conjunta para sanar toda essa sensação de insegurança estabelecida este ano.

 

Suprimento

Para o GPM de Elesbão ter o apoio de grupamento de policias da cidade de Valença ela precisa arcar com despesas de deslocamento deste grupamento, o GPM tem o suprimento para manter apenas as despesas locais.

 

Qual o contingente ideal para a cidade?

Tenente Messias ainda falou que duas viaturas com 3 homens em cada viatura seria o cenário ideal para executar ações no município, pois esse número de policias e com duas viaturas ele conseguiria fazer rondas com uma equipe, e com a outra equipe deslocar os homens para pontos estratégicos da cidade e com isso inibir a presença de bandidos e consequentemente evitar roubo e dá a população a sensação de tranquilidade com a presença da autoridade policial.

 

Quem conhece a realidade do município?

Mas tudo isso esbarra na falta de recursos dentro de um planejamento de segurança municipal, sabemos sim que a Policia Militar é uma instituição do Governo Estadual e que é obrigação da secretaria estadual de segurança dá logística e todo o apoio a essa instituição com seus comandos no interior do Estado, mas por outro lado fica o município com a gestão que é responsável pela cidade e que cabe sim a gestão dá todo o apoio necessário para o enfrentamento a criminalidade  na cidade, uma vez que quem sabe da realidade é o próprio representante do povo, o prefeito que com uma boa condução conseguiria dá o apoio irrestrito a toda a polícia, e não ficar somente aguardando o governo estadual tomar uma atitude para os problemas de Elesbão.

 

Qual o apoio do município?

Hoje o município tem um convenio que faz um repasse ao GPM, mas que é apenas para uma destinação que é a compra das folgas dos policiais, e com isso eles tiram dois plantões aumentando o número de homens no dia na cidade, mas como relatou o tenente Messias as demandas são além, são enormes e para se ter uma qualidade é preciso mais investimentos.

Esse policias não tem uma ajuda por exemplo na alimentação, eles não têm a compra das folgas nos valores padrões, a viatura tem dificuldades para manter o consumo de combustível no mês, e as mesmas precisam racionar o combustível para durar até o fim do mês, com isso as rondas nos bairros diminuem por conta do risco de ficarem sem combustível no mês.

 

Recursos que poderia serem destinados a segurança

E nessa conta da alimentação, esses profissionais poderiam eles sim fazerem uso do chamado Coffe Breack que é um contrato realizado pela prefeitura municipal com uma empresa do município para compra de mais de 70 mil reais em lanches, que segundo o contrato é para palestrantes que virão para o municio ministrar e participar de encontros, outro contrato que poderia se estendido ao GPM seria o dos combustíveis, já que também a prefeitura tem um contrato com um posto de combustível aqui na cidade no valor de mais de 1 milhão de reais, e como foi relatado aqui a viatura do GPM tem dias que tem que ficar parada estacionada na delegacia para racionar o combustível para não faltar no mês.

No orçamento se estivesse um plano de segurança efetivamente no município, esse plano poderia ter como um dos órgãos beneficiado o GPM da Policia Militar da cidade para ajudar em toda a logística das ações desenvolvidas pela polícia militar.

Política Pública de segurança é obrigação de qualquer gestor, que tem sim que cuidar da sua casa, da sua cidade, e repetimos alguma medida de segurança precisa ser efetivada urgente, pois os crimes estão acontecendo um após o outro, dia após dia, de dia, na noite e na madrugada e a população não aguenta mais tudo isso, querem a paz de volta, querem poder ter seus idosos e famílias sentados nas calçadas de suas casas sem preocupação com assaltos e roubos.