Após denúncia da vereadora Elizete Holanda no plenário da câmara, de que alguns elesbonenses precisam pedir autorização do prefeito para irem a Teresina fazer exames e consultas, alguns ouvintes entraram em contato e informaram que há descasos, afinal, deveria haver um critério técnico e não a necessidade do prefeito analisar quem pediu, para só depois liberar.
Um outro absurdo que aconteceu foi o seguinte: A irmã de uma paciente informou que sua irmã precisa fazer alguns exames e esses exames precisam serem liberados pela secretaria de saúde, mas quando a secretaria libera o exame o paciente recebe um comprovante de pagamento do exame feito pela secretaria, uma espécie de acuação para o paciente mostrando “o tamanho do favor” , quanto custou o exame, um verdadeiro absurdo.
“O exame é muito caro, de quatro em quatro meses é feito esse exame para saber como ela está, aí eles não querem pagar esses exames, aí a gente paga, por que é uma obrigação e dever do município pagar, mas eles não paga, e quando pagam eles mandam o valor para a gente, para saber quanto foi que eles gastaram com a gente”.
Ela ainda informou que está com um ano aguardando retorno para um reutomatologista, a médica pediu para janeiro deste ano.
Outra denúncia é a falta de um Médico Ginecologista, que segundo uma ouvinte também não tem na secretaria de saúde.
Recebemos mais uma denúncia, uma mãe aguarda há cinco meses por um exame para sua filha.
“Boa tarde Chiquinho estou com um retorno da minha filha, está com uns cinco meses que tá lá e ela lá nunca marcou, ela só me fala que não foi liberado ainda. Eu não sei o que fazer era pra ter retornado com três meses e até hoje não marcou NÃO QUERO MIM IDENTIFICA”.
Procuramos o Dr. Neto Vilarinho secretário de saúde de Elesbão, para esclarecer sobre esses fatos, mas o mesmo até a finalização dessa reportagem não respondeu o contato.
Nesta quarta-feira dia 30 de novembro, chegou em Elesbão Veloso através da Vale FM a notícia de que um Elesbonense foi reencontrado no Estado do Pará, ele estava sem dá notícias para os familiares há dezesseis anos, quando viajou para o Estado de São Paulo em busca de trabalho, ele viajou para outras cidades e Estados, até ir para o Pará trabalhar no Garimpo.
Um senhor conhecido pelo nome de ‘Paulista’ nos informou que realizou uma pesquisa na internet com o nome de uma rádio em Elesbão e ele encontrou a Vale FM, e assim conseguiu entrar em contato via whatssap com a Vale FM durante o Jornal Vale Notícias Primeira Edição.
O senhor Paulista nos enviou uma foto do Senhor Antônio José, e logo que foi exibido no jornal, os ouvintes começaram a mandar mensagens. Um dos ouvintes foi a irmã do Antônio José, a senhora Maria da Cruz, que veio até os estúdios da Vale e comprovou ser sim, o seu irmão, ela foi aos prantos e disse que chegou a pensar que ele morava na Tamarutaca em São Paulo ou que já estivesse morto.
Dona Maria da Cruz entrou em contato com o senhor Paulista para informar ao seu irmão que eles irão até o mesmo traze-lo de volta para Elesbão Veloso.
Sr. Paulista informou ainda que lá tem muitos nessa mesma situação, e alguns morrem por acidentes nos garimpos, outros são assassinados, muitos por doenças ou picadas de cobras e são enterrados por lá mesmo como indigentes, falou também que a maioria são do Piauí e do Maranhão.
A Palestra que é uma etapa do projeto Recreio do Segundão, vai toda semana receber na escola um profissional de diversas áreas, para relatar como foram os desafios, suas experiências, os ensinamentos e vivenciar nesse momento a história de alguém que conseguiu por meio da educação chegar a sua profissão, com os relatos dos convidados, o projeto vai levar para os alunos que eles podem sim, chegarem aos seus objetivos.
A escola da rede Estadual de Ensino localizada na cidade de Francinopólis, realizou mais uma etapa do projeto Recreio do Segundão, projeto este criado e desenvolvido na escola desde o ano de 2019.
O evento teve início com a visita do Promotor Dr. José William a escola, ele conversou com alguns professores e conheceu as dependências da escola que passa por uma reforma, logo após todos se deslocaram até o auditório da Câmara dos Vereadores de Francinopolis, a diretora Zélia Lopes deu as boas-vindas, em seguida a coordenadora Simoni Carvalho saudou a todos os presentes e passou para os alunos darem início a Palestra.
O projeto apresentou na data do dia 09 de setembro de 2022 a Palestra “Como cheguei até aqui! ”, e teve como convidado o Promotor de Justiça Dr. José William Pereira Luz, ele que é Promotor de Justiça desde 2014, e exerceu também o cargo de agente penitenciário e oficial de justiça, também foi professor por 16 anos, na rede municipal e estadual de educação, é formado em história e direito, pela UESPI.
Dr. José William Pereira Luz debateu com os alunos sobre cinco temáticas da Palestra;
Quem são os responsáveis pela Educação?
Qual o papel de cada um nesse processo?
As desigualdades sociais prejudicam o ensino?
Falta Política Pública para a Educação?
Podemos acredita no ensino Público?
A responsabilidade da união, dos estados e municípios em ofertar uma educação para todos, ainda gera vários debates em como são as responsabilidades de cada um nesse processo, nessa construção.
“Por quer quando a gente identifica que uma família não funciona, a família já estar quebrada...”
Ele defendeu a importância da família no processo do ensino aprendizagem, destacou também um conjunto formado por família, escola e sociedade, ou seja, o processo é uma escada na construção do ensino aprendizagem, para formação do jovem, para a formação social, tudo isso tendo uma integração familiar.
“O fator principal que leva pessoas a praticar crimes, entrar no mundo do crime, se chama fragmentação familiar...”
Sobre as desigualdades sociais Dr. José William ouviu o relato do aluno José Osvaldo que cursa o terceiro ano do ensino médio, e teve muitas dificuldades nas séries iniciais, pois estudava em uma escola com ensino multi seriado, onde uma professora dá aula para cinco séries ao mesmo tempo, Osvaldo relatou que sentiu grande dificuldade quando veio para o ensino na cidade, e teve até que repetir ano, mas que com o tempo foi se adequando e hoje ele relembra esses tempos, o Promotor pontuou que essas dificuldades deixa o cidadão mais forte e que Osvaldo não vai ter outra opção ele vai ter que lutar, correr, enfrentar a vida e que é bom sonhar, ele parabenizou o aluno por sua história de vida.
“Na escola a criança vai aprender uma coisa...que se chama convivência com quem não é igual a você, imagina se todo mundo convivesse só com pessoas iguais a você...”
A Palestra
E falando em história de vida o Dr. José William contou sobre suas dificuldades, o que ele passou e enfrentou até chegar aqui, ele que morava na pequena cidade de Palmeira do Piauí, viveu momentos de superação dentro da educação, estudou em escola pública, se formou em Direito em Universidade Pública.
Filho de pais humildes, o pai era trabalhador rural, viajava para São Paulo no início dos anos 70, o pai era trabalhador rural e levava pessoas para trabalhar nas industrias, Dr. José William ao terminar o ensino médio viajou para São Paulo também, pois não tinha condição de fazer uma faculdade, ele pegou uma mochila, embarcou em um ônibus para São Paulo, chegando lá ele trabalhou em vários seguimentos de comércios, mas o que mudou sua vida foi que ele se inspirou em um primo que estudava na USP Universidade de São Paulo, o primo fazia Doutorado, ele colocou na cabeça que se o primo conseguiu ele tinha que conseguir também, pois as histórias eram iguais eles saíram da mesma cidade da mesma situação.
Dr. José William além de contar sua história de vida de como chegou até sua profissão, também deu muitos conselhos para os alunos, que estão iniciando o ensino médio, que estão concluindo, alunos de situações sociais diversas e que às vezes perdem a confiança de que a educação possa transformar a realidade deles, e ter o depoimento de um profissional que com essa riquíssima história de vida, pode motiva-los a lutar pelos seus objetivos.
“Se ele conseguiu...eu também vou conseguir...você tem potencial, você usa o exemplo dos outros, não é inveja...”
A Unidade Escolar Luís de Castro agradeceu ao Dr. José William por compartilhar com nossos alunos sua história de vida, os conselhos que ele passou para os alunos, por dividir com eles todo o seu conhecimento de vida, e claro por direciona-los no caminho da educação.
“Muito obrigado Dr. José William por esse momento com todos nós pelos ensinamentos compartilhados, a nossa escola agradece”. Foi a mensagem dos alunos da Unidade Escolar Luís de Castro.
“Mais uma vez, estou pedindo ao senhor encarecidamente senhor prefeito, ainda não tempo de o senhor resolver esse problema da Baixa do Curral?”
Dona Cândida que mora no bairro Baixa do Curral relata que não aguenta mais esse sofrimento da falta d’água no agora bairro de Elesbão, esse problema já dura anos e nada foi feito para resolver o problema de uma vez por todas, a comunidade Baixa do Curral passou a ser bairro de Elesbão, e claro cresceu bastante, o bairro tem bastantes famílias e o censo indica um crescimento significativo no local, que conta com várias residências, pontos comerciais e locais particulares de lazer.
O prefeito Rafael Barbosa que viu o grupo de oposição resolver um problema da falta d'água no município que já durava 20 anos, pode agora resolver um problema bem menor em relação ao problema da cidade, os moradores estão sofrendo como relata dona Cândida que representa o sofrimento de todos.
Faltou planejamento para o bairro.
Veio o crescimento populacional e consequentemente aumentou a demanda de tudo no local, o aumento no consumo da água é uma dessas evidências de crescimento, o local que conta com apenas um poço tubular com uma caixa d’água para abastecer as famílias que moram no bairro, mas que devido ao seu crescimento, o poço não consegue abastecer a todos os moradores e claro o sofrimento de ter que ficar sem água em casa e constante.
O tribunal de contas do Estado em relatório apontou um déficit de execução orçamentária do município de Elesbão Veloso, essa informação foi compartilhada pela vereadora Laíse Lima Verde na sessão da câmara dos vereadores, ela leu parte do relatório que destaca que a cada um real gasto no município, foi arrecadado noventa e seis centavos, gerando um montante de R$ 1.285.308,86 (um milhão duzentos e oitenta e cinco mil trezentos e oito reais e oitenta e seis centavos), esse relatório é referente a gestão do ex Prefeito José Ronaldo Gomes Barbosa, sendo tio do atual prefeito Rafael Barbosa.
Segundo o relatório isso contribui para o endividamento público municipal, foi mencionado essa ressalva, dado o direito ao contraditório a ampla defesa, destacou a vereadora Laíse Lima Verde, ela ainda pediu para o presidente da câmara que seja feito uma justificativa por parte do ex gestor Ronaldo Barbosa e seu representante na época, já que estão analisando e votaram as prestações de contas da gestão de 2018, para ser esclarecido tudo sobre essa prestação de contas da administração no ano de 2019.
Laíse lembra que esse montante poderia ser investido em áreas como educação, saúde, segurança.
Confira:
Com três diárias recebidas até o momento no mês de agosto, Rafael Barbosa que até bem pouco tempo recebia diárias no valor de R$ 900,00 passou para R$ 990,00 que segundo a informação no portal da transparência é para viagens a Teresina com a seguinte descrição:
Para pagamento de diárias ao Prefeito Municipal quando em viagem a Teresina, para tratar de assuntos de interesse desta Prefeitura na PLANACON, DNOCS e CODEVASF. Essa no dia 22 de agosto.
A outra no dia 15 de agosto para pagamento de diárias ao Prefeito Municipal quando em viagem a Teresina, para tratar de assuntos de interesse desta Prefeitura na Caixa Econômica-agencia Piçarra, CODEVASF e Planacon.
E mais uma agora no dia 08 de agosto para pagamento de diárias ao Prefeito Municipal quando em viagem a Teresina, para tratar de assuntos de interesse desta Prefeitura na Secretaria Estadual de Educação, CODEVASF e SDR.
No site não tem o motivo pelo qual teve esse aumento de 90 reais.
Foi criada com grande expectativa uma nova administração para o terminal rodoviário de Elesbão Veloso, aberto um processo licitatório em junho para quem se enquadrasse nos termos da licitação para assumir as responsabilidades de zelar e promover o local, que hoje estar praticamente em desuso na cidade, o terminal foi inaugurado com muita expectativa em 2014, mas quase dez anos depois nada foi visto de avanço no local que passa boa parte do tempo fechada com pouca movimentação.
A empresa BARTOLOMEU A. DE SOUSA – EPP, que celebrou um contrato em agosto de 2022 com a prefeitura de Elesbão, para Pavimentação e recuperação dos calçamentos da cidade no valor de R$: 276.592,84, recebeu um belo aditivo no contrato um acréscimo de aproximadamente 42,26%, passando assim ao valor de R$ 393.495,18.
Esse acréscimo de quase 50% ao valor do contrato original não consta no termo aditivo o motivo pelo qual foi feito esse acréscimo, o valor agora beira os 400 mil reais aos cofres públicos da cidade.
O valor de mais de meio milhão de reais é o valor previsto que o município de Elesbão Veloso vai pagar para a empresa que vencer a licitação, pois o município abriu Registro de Preços para futura e eventual contratação de fornecedor de Material de Expediente, para a Prefeitura e Secretarias do Município de Elesbão Veloso – PI, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas no Edital e seus anexos
Nº do processo admin.: 054/2022
Data abertura: 24/08/2022 08:00
Valor previsto: R$ 508.068,89
Confiram aqui alguns dos itens e quantidade:
20.000 borrachas ponteiras, 800 pincéis marcadores quadro branco, 1.000 pasta classificadora, 3.000 papéis laminado, 15.000 papéis, cartolina, 3.500 canetas esferográficas.
A relação completa você confere na tela.
OBJETO
1.1. O objeto da presente licitação é a escolha da proposta mais vantajosa para o Registro de Preços para futura e eventual contratação de fornecedor de Material de Expediente, para a
Prefeitura e Secretarias do Município de Elesbão Veloso – PI, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas neste Edital e seus anexos.
1.2. A licitação será dividida em itens, conforme tabela constante do Termo de Referência, facultando-se ao licitante a participação em quantos itens forem de seu interesse.
1.3. O critério de julgamento adotado será o menor preço do item, observadas as exigências contidas neste Edital e seus Anexos quanto às especificações do objeto.