CHIQUINHO ESCOBAR 30/01/2021

Por volta de meia noite e trinta minutos de hoje faleceu Anasíla Clarinda no hospital Estadual Norberto Moura, após sofrer uma parada cardíaca.

 Dona Anasíla era esposa do senhor Benedito Absolon,um conhecido barbeiro da década de noventa aqui em Elesbão.  Ela era mãe de nove filhos sendo duas mulheres e sete homens, dentre os filhos alguns bastantes conhecido em nossa cidade, como o pedreiro Demir Absolon, que também é presidente do time de futebol Associação Esportiva Bairro de Fátima, Evaldo Absolon proprietário do Absolon Bar, os demais filhos residindo há muito tempo em São Paulo como os conhecidos Bitonho Absolon, Preta Absolon e Paulo Absolon.

 

Dona Anasíla era de natural de Elesbão Veloso e deixa a saudade para esposo, filhos, netos, familiares e amigos que a conheceram e conviveram com ela.

 

Os familiares informaram que o corpo será velado em sua residência, na Rua Major Tunico, Bairro de Fátima, e que o sepultamento será às 16:00 horas na comunidade Tabuleiro Comprido.

CHIQUINHO ESCOBAR 23/01/2021

O GPM de Elesbão Veloso realizou na noite desta sexta-feira 22 de janeiro e madrugada do dia 23 de janeiro de 2021, rondas ostensivas na cidade, tendo em vista que os finais de semana em Elesbão Veloso estão bem movimentados com muitas pessoas desrespeitando regras sociais e sanitárias de saúde, o GPM de Elesbão Veloso sob o Comando do Sargento Edmar Clarindo realizaram rondas ostensivas para coibir essas ações e outras ações como menores conduzindo motocicletas descumprindo determinação do ministério público local, confiram a nota do GPM DE ELESBÃO VELOSO:

POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ

COMANDO DE POLICIAMENTO DO SEMI ÁRIDO

2°/4° BPM VALENÇA

 

CMT. TEN. ANDRÉ

 

GPM DE ELESBÃO VELOSO

CMT. SGT. CLARINDO

 

EFETIVO POLICIAL

SGT. Clarindo

Cb. Rogério

Cb. Veras

Sd. Amador

 

NATUREZA: Rondas ostensiva e repressivas

 

HORÁRIO: 

Início: ás 21:00 h

Término:  ás 03:00 h

 

Material apreendido

03 caixas de som

 

Veículos removidos

04. Motocicletas

 

Pessoas conduzidas

01 condução por desacato e injuria

 

HISTÓRICO

Na noite do dia 22/01/2021, a POLÍCIA MILITAR, realizou rondas ostensiva e repressiva em toda área urbana, onde populares foram abordados. Esta operação tem o objetivo de coibir menores e condutores de veículos consumido álcool, como também a fiscalização de poluição sonora, estas atividades se tornarão frequentes neste município,

 

Att. Sgt. Clarindo

 

Vale ressaltar que o GPM de Elesbão Veloso mesmo com um contingente reduzido de homens, vem realizando ações e impondo a ordem na cidade, tendo em vistas as muitas ações já realizadas neste início de ano muitas apreensões no mês de janeiro, o GPM aguarda e precisa de mais homens para auxiliar nas ações do dia em Elesbão e também para dá a sensação de segurança a toda a população.

 

 

 

 

CHIQUINHO ESCOBAR 16/12/2020

Foram definido os últimos dois semi finalistas do campeonato dos MEIOS, dois grandes jogos na tarde de domingo o primeiro jogo MILAN 3X3 BAIXA DO CURRAL nesse jogo o MILAN jogava por um empate já era líder do grupo A com 4 pontos e a BAIXA DO CURRAL precisava vencer pra se classificar, o jogo foi emocionante até o final, o MILAN abriu 2x0 e o jogo parecia fácil, mas a reação começou com o gol do atacante Bruno Jailsom Henrique e depois o empate com o zagueiro Gerome Lucas Boateng, mas o atacante Marcus Eduardo Rashford fez o terceiro gol no finalzinho deixando 3x2 para o MILAN, só que nos acréscimos a BAIXA DO CURRAL voltou a empatar o jogo deixando 3x3 mas não tinha mais tempo, nesse jogo teve um princípio de confusão o treinador Renato Curumim Gaúcho  invadiu o campo pra cobrar do bandeirinha Zé da Anita a expulsão do zagueiro Jerome Lucas Boateng, pois o treinador falou que ele agrediu o também zagueiro Lucão; o treinador foi contido pelos demais atletas e o jogo voltou a normalidade isso na metade do segundo tempo, e claro o treinador Renato Curumim Gaúcho foi expulso.

 

Com o empate o MILAN F.C. se classificou e pega nas semi o forte time do AJAX F.C.

 

No segundo jogo grande expectativa para o jogo W.VERMELHO X MEIOS, o time do atacante Jack Bala foi muito concentrado para o jogo e venceu por 2x0, o atacante voltava de contusão e foi titular deixando no banco Henrique Jajá Dourado e Alexandre Pavard, só que o atacante perdeu um gol incrível em cima da linha do gol ele conseguiu evitar o próprio gol, esse jogo foi muito movimentado vamos aos lances:

 

PRIMEIRO LANCE:

 

Goleiro Denis Tech do W.VERMELHO se atrapalhou e deixou a bola passar entre as pernas ele ainda se recuperou e puxou a bola evitando o gol porém o arbitro Anderson Dedê Daronco deu gol e correu para o centro mas o bandeirinha Hector Zé da Anita Vergara não validou o gol e criou-se a dúvida se a bola entrou ou não os atletas dos times dos MEIOS reclamaram e queriam a validação do gol pelo árbitro 1 no caso Anderson Dedê Daronco mas ele seguiu o bandeirinha e anulou o gol.

 

SEGUNDO LANCE:

 

O time do W.VERMELHO fez um gol que rasgou a rede e os atletas do time do time dos MEIOS não queriam a validação do gol por acreditarem que a bola foi por fora, só que o gol foi validado.

 

Com a vitória o time do atacante Jack Bala se classificou em primeiro lugar no grupo A com e mesmo número de pontos do MILAN só que com saldo de gol melhor.

 

As semi finais ficaram assim:

 

AJAX F.C. x MILAN F.C.

 

W. VERMELHO x COMERCIAL DORTMOUND

 

Um abraço aos amigos dos MEIOS o KRIDE, JUNIOR CACHORRÃO E DEMAIS AMIGOS.

 

 

CHIQUINHO ESCOBAR 16/12/2020

Na última segunda feira dia 14 de dezembro de 2020 em entrevista ao Vale Notícias Primeira Edição o promotor de justiça Dr. José William Pereira Luz, esclareceu sobre a normativa e preocupação do ministério público com a regularização do trânsito de Elesbão Veloso, foi encaminhado ofício ao Comandante do Batalhão da Policia Militar de Picos requisitando que seja realizado blitz na cidade para coibir um hábito que ainda é muito comum na cidade as  pessoas circularem sem capacete, e que também estar proibido a condução de veículos seja motos seja carros por menores de 18 anos, pois é do conhecimento do promotor que muitos menores circulam livremente pela cidade de forma irregular pois a lei de trânsito no artigo 2º: Nos termos da Legislação Nacional de Trânsito, não será permitida a condução de veículos por menores de 18 anos, bem como inabilitados, sendo que, constatadas tais irregularidades, será autuado pais ou responsável pelo menor infrator. Dr. José William reforça que a preocupação maior do ministério público é com a vida dessas pessoas pois quem conduz veículos sem capacete estar colocando em risco sua própria vida, com isso foi requisitado ao Batalhão de Picos as realizações de Blitz para a apreensão de veículos e encaminhamento das pessoas que estejam descumprindo as normas de trânsitos para a delegacia de polícia para as providencias legais, ele explica que não é a intenção do ministério público apreender moto de ninguém pois a única intenção é evitar que pais e responsáveis entreguem veículos para seus filhos colocando em risco as vidas desses, ele quer uma grande fiscalização e que a regra de trânsito é clara e específica e o que falta em Elesbão Veloso é fiscalização do trânsito, mas que agora elas serão colocadas em práticas.

As blitz elas foram exigidas pelo ministério público e terão início no período de quinze dias a parti da data da publicação do oficio, Dr. José William finaliza com a mensagem “depois quando chegar o processo quando a moto for apreendida quando estiver no judiciário na frente do juiz... a pessoa que estar irregular ela não poderá dizer que andou sem capacete por quer eu queria andar sem capacete”, “a lei se aplica a todo mundo”. Ele pede que a população entenda essa medida pois ela visa resguardar a vida e a saúde das pessoas.

 

CHIQUINHO ESCOBAR 03/12/2020

 

Delegado Dr. Odilo Senna hoje titular do 21º DP em Teresina, concedeu uma entrevista ao Vale Noticias Primeira Edição nesta quinta-feira dia 03 de dezembro 2020 dia do delegado de polícia, na entrevista Dr. Odilo relembrou que o papel do delegado não é somente de delegado e que por muitas vezes agi como psicólogo, terapeuta, pai e protetor; falou que é um cargo que tem muito viés principalmente nas regiões carentes, pois em cidades pequenas do interior a figura do delegado ainda é muito presente justamente por não ter um advogado, um juiz por perto um promotor de justiça, um defensor público e nisso é que a população ainda tem o zelo de procurar primeiro o delegado de polícia da cidade pois a delegacia ainda é o “É o grande tribunal do povo”.

 

Dr. Odilo tem uma particularidade de lutar por melhorias sempre na região onde ele trabalha; na cidade de Elesbão Veloso implantou a ordem com grande atuação e formação de uma equipe de trabalho que por muitas vezes enfrentou grandes dificuldades de logística devido aos poucos investimentos na política de segurança pública em nosso país, ele fez bastante pela comunidade pois com muita luta conseguiu implantar o uso obrigatório de capacete onde foi um dos grandes desafios pois a população não queria, dentre as 14 cidades da microrregião Valencia Dr. Odilo conseguiu implantar na cidade essa importante resolução, no seu trabalho ainda pode-se colocar que 90% dos crimes que chegaram pra ele teve resolução pois ele conseguiu manter uma parceria com a população que o ajudou pois viu que Dr. Odilo não fazia distinção de classe social  “Poderia ser filho de A...irmão de B... parente de político”; e a população abraçou essa postura do delegado de não agir com indiferença com os criminosos.

 

Ele relembrou algumas ações aqui em Elesbão Veloso e principalmente o respeito mesmo das pessoas que cometiam os delitos que passavam a respeita-lo.

 

Sobre política Dr. Odilo falou que a falta de boas pessoas, de pessoas de bens, de pessoas honestas na política as delegacias iram ficar sucateadas, sem servidores, sem escrivão, sem delegados, sem investigadores, sem munição, sem material de expediente, sem coletes; Dr. Odilo acredita na transformação das pessoas e que políticas públicas precisam serem implantadas para que não aja desvio de verbas públicas para que os recursos cheguem aos órgãos sem desvio sem benefício próprio de quem desvia de quem é corrupto.

 

No final da entrevista ele abre o coração e diz que o seu sonho é trabalhar em uma delegacia ante corrupção para dá sua parcela de contribuição para a sociedade. “Prender traficante...homicida, estelionatário, estuprador é muito bom... mas melhor ainda é prender corrupto...prefeitos corruptos que a gente sabe que tem um monte de prefeitos corruptos...”

 

Dr. Odilo trabalhou em Elesbão de junho de 2011 até fevereiro de 2014 quando retornou a Teresina e estar até hoje desenvolvendo um grande trabalho à frente do 21º DP.

 

Muitas foram as manifestações de apoio ao Delegado Dr. Odilo Senna durante a entrevista a população se manifestou mandando mensagens de apoio e agradecimentos.

 

 

 

CHIQUINHO ESCOBAR 01/12/2020

Teve início sábado dia 28 de novembro o campeonato dos MEIOS, na zona rural de Elesbão Veloso e tem organização do Cride o Fofinho, o campeonato estar dividido em dois grupos com quatro equipes em cada grupo, a final vai acontecer no dia 26 de dezembro. As equipes são as seguintes:

GRUPO: A

MEIOS – W. VERMELHO – BAIXA DO CURRAL – MILAN F.C

 

GRUPO B:

COMERCIAL – TABULEIRO GRANDE – CHAPADINHA – AJAX F.C.

Resultados de sábado primeira rodada:

CHAPADINHA 1X1 COMERCIAL DORTMOUND

MILAN 2X1 MEIOS

Resultados de domingo primeira rodada:

AJAX 5X1 TABULEIRO GRANDE

BAIXA DO CURRAL 2X2 W. VERMELHO

Destaques da primeira rodada para o atacante Reis Isco que marcou quatro gols na vitória do AJAX 5X1 TABULEIRO GRANDE, o atacante jogou demais, o time ainda tem o melhor jogador da temporada 2019 o zagueiro Hernandes Varranne o volante Tiago Zinha Alcântara, o volante Ermerson, o volante Luka Gilvan Modrick, outros destaques da primeira rodada foram o atacante Zé Barro da Chapadinha, o bom goleiro Gilson a Chapadinha que foi fundamental no empate contra o COMERCIAL DORTMOUND que é treinado pelo Domingos Simeone que tem no elenco Kiliam Mayke Mbappé além do atacante Cicinho e do segundo melhor jogador da temporada 2019 o volante Ivan Minor  Rakitić que voltou de contusão mas que continua jogando um belo futebol, tivemos também na primeira rodada um belo gol do zagueiro Diêgo Godin do time dos MEIOS que perdeu para o time do MILAN por 2x1 o time do MILAN tem um mesclado de juventude com veteranos que deu um belo resultado dentro de campo teve um equilíbrio, no último jogo do domingo a expectativa era pra estreia do atacante Jack Bala pelo time W. VERMELHO mas isso não aconteceu por conta do mesmo estar com uma contusão na virilha, o jogo ficou assim W.VERMELHO 2X2 BAIXA DO CURRAL os gols foram de Marco Iniesta Henrique e Álvaro para a BAIXA DO CURRAL os gols do W.VERMELHO foram de Henrique Jajá Dourado e Kelton.

Arbitragem do campeonato estar com Dedê Manzukit e Zé da Anita que assumem pela primeira vez um campeonato completo os dois e que foram bem na primeira rodada sem interferências nos resultados dos jogos.

TV RESENHA e a Vale Fm vai acompanhar todos os jogos do campeonato dos MEIOS até a sua final dia 26 de dezembro.

CHIQUINHO ESCOBAR 09/11/2020

Nas primeiras horas dessa manhã, segunda feira 09 de novembro de 2020, um senhor conhecido por Valdir Gomes, acabou perdendo a vida depois de um acidente no centro de Elesbão Veloso.

 

Senhor Valdir vinha pilotando sua moto no sentido da rua Francisco Leite Pereira (sentido giga byte), para pegar a ponte na rua da Usina sentido centro praça da Independência, mas o mesmo não conseguiu fazer a curva e acabou chocando-se contra o corre mão da ponte e caindo de uma altura de mais ou menos 6 metros, juntamente com a moto que ele pilotava.

 

Com o impacto forte o mesmo veio a óbito no local, tendo assim várias fraturas e traumas. O Serviço de Atendimento Móvel (SAMU), foi acionado e realizou os primeiros socorros, mas o Sr. Valdir já estava morto no local, e em seguida a polícia militar fez a liberação do corpo.

 

Senhor Valdir Gomes era morador do bairro Capitão Mundoco.

 

 

 

 

 

CHIQUINHO ESCOBAR 06/11/2020

O Promotor de justiça da comarca de Elesbão Veloso e da 48ª zona eleitoral, Sr. José Wiliam Pereira Luz, comunicou hoje aos meios de comunicação que houve uma operação em conjunto entre o Ministério Público e a Polícia Civil para apurar suposta compra de votos no município de Elesbão Veloso.

 A operação foi deflagrada e houve a prisão de um homem, o mesmo estava com dinheiro e uma lista de nomes de pessoas em sua casa; nessa lista tinha também os benefícios para as pessoas que estariam vinculadas a votar no candidato apoiado por esse homem. Dr. José William Pereira Luz explicou que o processo é sigiloso e o homem estar preso aguardando decisão judicial.

 Promotor pediu compreensão da imprensa por esse motivo o processo ainda segue em sigilo, e tão logo o sigilo seja retirado ele trará mais detalhes com nomes, destinação do dinheiro e claro a origem de onde veio o dinheiro e de quem é o dinheiro que foi apreendido.

 A população Elesbonense ficou apreensiva nas últimas horas, pois foi o primeiro caso de prisão por compra de votos aqui na cidade há nove dias das eleições municipais que acontecerá no próximo dia 15 de novembro, o delegado da Polícia Civil Dr. Paulo Gregório também falou com a nossa reportagem e reforçou sobre a operação que segue em segredo de justiça pois eles cumpriram o mandato de busca e apreensão até a residência da pessoa que estava com essa quantia de dinheiro em casa e os nomes de pessoas em uma lista, ele orienta a toda população que evite cometer esses crimes eleitorais.

CHIQUINHO ESCOBAR 30/10/2020

487 casos e mais 14 óbitos esses são os números da covid 19 em Elesbão Veloso, de acordo com o boletim da secretaria municipal de saúde divulgado nesta quinta-feira dia 29 de outubro de 2020, o mês de outubro vem sendo o mês com o maior número de casos, só na terceira semana já são 34 novos casos de Covid e mais 4 óbitos são esses os números que vem crescendo a cada semana aqui na cidade de Elesbão Veloso, em um levantamento feito pela equipe de jornalismo do Grupo Vale de Comunicação baseado nos boletins divulgados pela secretaria municipal de saúde de Elesbão Veloso.

 

Nas últimas semanas, os casos aumentam a cada semana e hoje tem uma média de 32 novos casos por semana e só na terceira semana foram 4 óbitos na cidade o que preocupa demais toda a população de Elesbão Veloso e claro as cidades vizinhas que observam com atenção a movimentação em nossa cidade.

 

No último dia 22 de outubro em uma reunião com o Promotor Dr. José William Pereira Luz a secretaria de administração da cidade de Francinopolis a senhora Regiana Rodrigues destacou os cuidados que a vizinha cidade tem com o fluxo e tráfego de pessoas vindas de cidade como Elesbão que estar com muitos casos da Covid, as duas primeiras semanas de outubro foram registrados 64 novos casos da Covid na cidade coincidentemente justamente quando os atos políticos na cidade foram iniciados o que mostra que esses atos podem terem sidos um dos fatores para o crescimento dos casos.

 

Enquanto isso a gestão municipal não apresentou planos para a retomada de ações para combater esse crescimento no que se refere as barreiras sanitárias e testagem em massa da população visto que chegaram denúncias de falta de teste da Covid na secretaria municipal de saúde e hospital Norberto Moura, pessoas com sintomas procuraram a secretaria e o Hospital e não fizeram o teste e tão menos foram monitoradas mesmo apresentando os sintomas da Covid.

 

CHIQUINHO ESCOBAR 23/10/2020

O promotor de Justiça de Elesbão Veloso, José William Pereira Luz conduziu uma reunião via aplicativo Teams nesta quinta-feira, 22 de outubro de 2020, às 18:00 com prefeitos e representantes dos municípios Barra D’Alcântara, Elesbão Veloso, Francinópolis, Tanque do Piauí e Várzea Grande para decidirem sobre o decreto que estabelece o fim por quinze dias de atos políticos que possam aglomerar pessoas como comícios, carreatas, caminhadas e outras manifestações que venha a aglomerar pessoas propiciando o risco de contágio do novo corona vírus.

 

Ele levou em pauta na reunião que o Lockdown seja cumprido nos próximos 15 dias até o dia 02 de novembro, para que o ciclo da doença não se multiplique entre as pessoas, e que após esse prazo seja reavaliado a situação e que volte à normalidade os atos da campanha de acordo com a situação de momento da saúde em cada cidade (sem aumento de casos da Covid 19.)

 

Ao fim das considerações iniciais o promotor José William facultou a palavra aos participantes.

 

A secretária de saúde de Elesbão Veloso Maria Augusta, falou da importância da reunião, lembrou que os casos estão aumentando na cidade e pediu para todos se unirem nesse momento, ainda lembrou dos últimos óbitos na cidade, Maria Augusta falou que o prefeito queria baixar um decreto porém, disse que o prefeito Ronaldo Barbosa ficou com medo da oposição achar que era uma perseguição, achando que ele baixando o decreto estaria querendo prejudicar a oposição.

 

Maria Augusta ainda, disse que Elesbão é uma cidade com 15 mil habitantes e que a cidade recebe muitas pessoas de outras cidade por aqui, tem bancos e grandes comércios, e que isso atrapalha o controle do tráfico de pessoas na cidade, ela justificou o fim das barreiras alegando que o comercio foi reaberto e por esse motivo não teria mais motivos para ter as barreiras sanitárias, falou ainda que tem que controlar o vírus com o apoio da população e ministério público.

 

Promotor Jose William pontou logo após a fala da secretária e disse que ligou para o prefeito e que teve contato com os representantes da oposição, e que esses se manifestaram a favor do ministério público em comum acordo com o fim dos atos e a favor do decreto, lembrando que o grupo da oposição já havia acatado decisão dessa promotoria quando baixou uma liminar proibindo os atos com aglomerações.

 

“Elesbão é a cidade mais complicada nesse momento por conta das mortes”. Falou o promotor, e que isso é uma grande preocupação, e essa situação dá legitimidade ao prefeito para baixar o decreto, ele pediu uma resposta do prefeito a secretária para saber se vai baixar o decreto, a secretaria Maria Augusta falou que o prefeito sinalizou que vai baixar o decreto.

 

A representante da cidade de Francinópolis Regiane Morais, falou que os candidatos estão respeitando as determinações e que os dois candidatos tanto da situação como da oposição não estão realizando atos políticos como carreatas, “adesivaços”, inauguração de comitês e outras atividades que aglomerem pessoas, informou que no final de semana que teve feriados prolongados a cidade adotou Lockdown nos bares se antecipando a liminar do promotor.

 

Regiane Morais, falou também da preocupação com as cidade vizinhas que algumas pessoas trafegam na cidade pois os casos na cidade estão controlados e que tudo que acontece ao redor nas cidades vizinhas preocupa a cidade de Francinópolis; falou também sobre as mudanças de sessões que foram agregadas o que despertou uma enorme preocupação, pois com essas sessões agregadas iram causar grandes aglomerações e muitas pessoas correram riscos e até mesmo deixarem de ir votar por contas das enormes filas. “Eu não sei que ideia foi essa do TER em agregar as sessões”.

 

Paulo Cesar pediu para que o promotor peça para que os outros candidatos façam adesão ao Lockdown parcial e que sejam responsáveis com as vidas.

 

A prefeita de Várzea Grande, Claudia Regina Medeiros, informou que foi baixado o decreto desde o dia 20, lembrou que é valido a paralização por 15 dias.

 

Mayara Vieira, membro do Comitê de Combate a Covid da cidade de Barra D’Alcântara, lembrou que teve um descontrole nos casos por conta do grande fluxo de pessoas de outros municípios como Várzea Grande, Valença na cidade, e que os festejos da cidade contribuíram para o aumento dos casos com aglomeração nas igrejas, bares, campos de futebol e outros estabelecimentos.

 

E os movimentos políticos são os causadores do aumento dos casos de Covid na região, pediu uma consciência de todos das cidades presentes na reunião em acatar o decreto e preservar a vida de todos.

 

O promotor falou que não consegui entender na cabeça de um candidato que: “Aquele que não tem preocupação com a população nesse momento ele não merece ser eleito por esse povo, pois ele não se preocupa com a sua população ao deixar o povo correndo esse risco”.

 

O promotor ainda disse que o intuito da reunião é arregimentar força com todos juntos, e que aquele gestor que não concordar pode recorrer a outras instancias mas que depois se responsabilize pelas consequências decorrentes da Covid.

 

Assim que os prefeitos baixarem os decretos ele vai acionar o batalhão de picos e solicitar reforço policial e que se tiver movimento vai ser conduzidos para a delegacia e responderão processo os que descumprirem. “O gestor que descumprir o decreto ele estará indo contra o povo e não contra o promotor”.

 

O promotor José William mostrou preocupação com os movimentos dos jovens, pois esses se aglomeram, seja onde for e que se houver um controle e diminuição nos casos e uma avaliação das autoridades de saúde as coligações terão doze dias para fazer carreatas, atos políticos, comícios e outros eventos.

 

Promotor finalizou que “Eu não quero ser rotulado de estar prejudicando campanha de ninguém e não quero ser um dia ser chamado de preguiçoso e omisso com a saúde de um povo”.

 

Cidades que iram baixar decreto

 

Elesbão Veloso

Francinópolis

Barra D'Alcântara

Tanque do Piauí

Várzea Grande