CHIQUINHO ESCOBAR 13/01/2022

Elesbão com uma boa notícia nessa manhã de quinta-feira 13 de janeiro de 2022, pois o elesbonense Pedro Henrique Soares de Sousa foi aprovado na prova da Ordem dos Advogados do Brasil OAB.

 

Mais um grande exemplo de superação e dedicação em nossa cidade Pedro Henrique Soares de Sousa é o grande símbolo neste momento, ele que estudou sempre em escola pública de Elesbão Veloso desde criança, fez o maternal em escola pública, ensino fundamental menor na Unidade Escolar José Martins, o ensino fundamental maior no Moisés Lima Verde e o ensino médio na Unidade Escolar Benedito Portela Leal, filho do Claudio Soares motorista um grande trabalhador na cidade sua mãe dona Jovelina ao qual ele agradece todo o apoio da família os irmãos Anderson Micael, Carlos Douglas e Lucas Vinicius por sempre acreditarem nele, ele falou que todos foram responsáveis por despertarem nele a motivação para ele correr atrás do seu sonho.

 

Já que a gente vai sonhar e sonhar é de graça...a gente precisa sonhar alto...” essa é uma frase que Pedro leva sempre com ele.

 

Pedro sempre agradeceu a Deus por todas as conquistas, ele fala do momento em que ficou sabendo do resultado, ele ficou sabendo no instante do resultado por volta das 17:10 horas da quarta feira 12 de janeiro, a alegria foi total ele relata que pulou de alegria, chorou bastante, emocionado com a aprovação e nesse momento Pedro Henrique falou que passou um filme em sua cabeça por tudo que ele e sua família já passaram até chegar neste momento, ele lembra das noites mal dormidas, ele ainda lembra do ano de 2021 que foi muito desafiador particularmente pois teve que viajar bastante a trabalho e precisou trabalhar durante o dia e estudar na noite, nas madrugada tendo que virar noites, mas que tudo foi gratificante pois ele conseguiu a sua aprovação  e claro agradecimento a Deus e sua família.

 

Parabéns Pedro por essa grande conquista e aos seus pais e irmãos por todo o apoio, nós do Grupo Vale de Comunicação te parabenizamos por esse grande feito em mostrar para todos o poder da educação o poder da transformação dos sonhos em realidade, você é um exemplo para todo o Brasil.

CHIQUINHO ESCOBAR 08/01/2022

Com a chegada das chuvas, os problemas de obras de Elesbão Veloso, seja na zona urbana ou rural continuam, confiram nas imagens abaixo, esse grande problema na ponte que dá acesso a várias localidades, dentre elas a famosa Betônica, uma das mais importantes e conhecidas zonas rurais de nosso município.

 

O problema é que na metade da sede do município até a localidade, na altura da localidade conhecida como “Grota do Tim”, uma ponte que realiza a interligação da estrada, está com uma cratera de grandes proporções em sua lateral, o grande buraco pode causar acidentes a aqueles que por ali trafegam, seja na parte do dia ou a noite.

 

Ponte na Grota do Tim está com uma cratera enorme; estrutura está comprometida

 

Nas imagens podemos observar que as obra realizada no local, assim como diversas outras que existem na cidade estão simplesmente apresentando problemas em suas estruturas, que não resistem aos intempéries ocasionados pelas chuvas ou por qualquer outro fator.

 

Ponte na Grota do Tim está com uma cratera enorme; estrutura está comprometida

 

Procuramos a Secretaria de Obras para que esta possa se posicionar sobre o fato e explicar o que será feito no local para resolver o problema, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos respostas, por parte da instituição municipal a qual e responsável pela manutenção do local.

 

Ponte na Grota do Tim está com uma cratera enorme; estrutura está comprometida

 

Veja como está o estado da ponte da “Grota do Tim”, ponte que interliga a sede do município a varias a localidades da zona rural do município, dentre elas a Betônica:

 

CHIQUINHO ESCOBAR 03/01/2022

Na manhã deste domingo dia 02 de janeiro de 2022 recebemos uma reclamação de uma moradora da localidade Brejinho, onde ela pedi para que a administração da cidade tome providência o quanto antes, pois na atual situação em que se encontra a passagem molhada nenhum automóvel conseguir entrar ou sair da localidade, os moradores têm medo de que se alguém adoeça e precise de um atendimento de urgência com a necessidade de uso de uma ambulância ou mesmo carros particulares, mas esses não poderão entrar na localidade para fazer o socorro aos moradores.

 

Atual estado de conservação da Passagem Molhada da localidade Brejinho, zona rural do município de Elesbão Veloso

 

A moradora relata que o riacho Banguê tem cheias e com isso o acesso ficou mais complicado ainda, o medo dela e dos moradores aumentaram mais ainda com esse crescente casos de Covid e gripe, e que os moradores possam precisar de um atendimento na noite ou madrugada e não terem como sair da localidade.

 

No ano de 2020 os próprios moradores precisaram fazer um serviço de reparo na passagem molhada, eles se reuniram e colocaram carradas de piçarras para melhorar o acesso a localidade.

 

Atual estado de conservação da Passagem Molhada da localidade Brejinho, zona rural do município de Elesbão Veloso

 

A prefeitura havia feito um serviço de melhoria, mas nas primeiras chuvas a obra apresentou muitos problemas e agora no final de 2021 e início de 2022 por conta das fortes chuvas a Passagem Molhada volta a apresentar o problema, e parte da mesma simplesmente se desmancha deixando uma grande pergunta sobre a qualidade do serviço de construção e as reformas que já aconteceram.

 

Acompanhem o vídeo abaixo, o qual demostra o atual estado de conservação da Passagem Molhada da localidade Brejinho, zona rural do município de Elesbão Veloso:

 

CHIQUINHO ESCOBAR 03/01/2022

Na madrugada deste dia 03 de janeiro, bandido ou bandidos arrombaram uma loja no centro da cidade de Elesbão Veloso, uma loja de celulares e acessórios que fica localizada na rua 13 de maio.

 

Essa loja já foi alvo de assalto a mão armada e arrombamento na madrugada ainda no ano de 2021, o método usado neste arrombamento foi idêntico ao que ocorreu em agosto de 2021 quando entraram pelo teto na parte da frente da loja.

 

O que surpreende a todos é que essa rua é o centro comercial da cidade e também a principal via de Elesbão Veloso, com constante movimentação durante o dia e a noite, o prédio da loja não têm fundo com acesso à rua o que dificulta para os bandidos uma possível fuga e sendo assim eles arrombam pela frente e também saem pela frente do estabelecimento.

 

Não temos informação se a loja conta com segurança privada de algum grupo que atua em Elesbão Veloso.

 

Lembramos que mesmo a via sendo a mais movimentada do município, não possui um sistema de monitoramento com câmeras.

CHIQUINHO ESCOBAR 01/01/2022

Faleceu nesta sexta feira 31 de dezembro de 2021, vitimado pelo vírus da Covid -19, o elesbonense José Carlos ou "Carlinhos da Nenzinha", como era mais conhecido. Carlinhos da Nenzinha, nasceu e cresceu em Elesbão Veloso e durante os anos 90 e parte dos anos 2000, trabalhou como mecânico, vindo este a se tornar um dos grandes mecânicos de nosso município.

 

O mecânico atou na área, até aproximadamente o meio da década de 2000, até mudar para a capital Teresina onde residia atualmente.

 

Carlinhos da Nenzinha sempre deixou por onde passou muitos amigos, o elesbonense conquistava a todos sempre com seu jeito alegre e brincalhão, nos últimos dias ele informou em um grupo de Whatssap intitulado “AMIGOS DA ESCOLA DA VIDA", que estava com gripe, cansado e que este estado gripal já durava seis dias, mas que acreditava que logo estaria bem.

 

Carlinhos tinha outras cormobidades e devido a isso o seu quadro de saúde se agravou e na tarde do dia 31/12, ele foi levado a uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Teresina e foi entubado, mas devido ao seu grave estado de saúde, o mesmo acabou por não resistir as complicações da infecção viral e faleceu às 19h:00 do mesmo dia.

 

O corpo foi trazido a cidade de Elesbão Veloso e chegou por volta das 02h:00 da manhã deste sábado 01 janeiro e foi imediatamente  sepultado.

 

Carlinhos da Nenzinha era filho da Dona Nenzinha, uma senhora bastante conhecida na cidade, uma fervorosa católica e bem querida por todos, frequentante assídua da Igreja de Santa Teresinha.

 

José Carlos ou "Carlinhos da Nenzinha", era irmão do comerciante elesbonense Kimkim, empresário proprietário de uma lanchonete na cidade e irmão do Sr. João, técnico em refrigeração, além de outros irmãos todos integrantes de uma grande família.

 

Carlinhos da Nenzinha deixa em vida a esposa a Sra. Alzirene, filhos e netos, além de uma legião de amigos todos enlutados por sua partida precoce da vida terena.   

CHIQUINHO ESCOBAR 21/12/2021

O delegado Odilo Sena recebeu uma homenagem do Sistema Meio-Norte de Comunicação, pela sua árdua luta contra a criminalidade, a homenagem foi entregue ao agente de segurança pública no Programa “Honda Nacional”, apresentado pelo apresentador Silas Freire, que e um dos maiores apresentadores da TV piauiense.  

 

Após a premiação o delgado divulgou uma mensagem em sua rede social (Instagram: @odilo_jsena), na qual ele realiza o comunicado da homenagem realizada ao mesmo por um dos maiores veículos de comunicação do norte e nordeste o Sistema Meio-Norte de Comunicação.

 

Na postagem realizada pelo Delegado Odilo Sena, ele destaca os detalhes da homenagem, descreve um vídeo o qual foi postado junto ao comunicado da homenagem e finaliza descrevendo como foi o ano para o agente de segurança.

 

Acompanhem a íntegra da postagem realizada pelo Delegado Odilo Sena e em seguida o vídeo:        

Não paramos!!!

 

Recebemos uma homenagem do Sistema Meio-Norte de Comunicação, especificamente no Programa Honda Nacional apresentado por Silas Freire.

 

As primeiras fotos são referentes à homenagem, mas, o restante, diz respeito a segundos de alguns de nossos trabalhos: prisões, investigações, operações e trabalho de cartório.

 

Ano intenso... muitas prisões, muitas investigações em andamento, muita dor-de-cabeça e canseira, mas tenho a honra de trabalhar com amigos abnegados q se entregam ao serviço policial como poucos. Somos polícia... somos equipe. Pensamos uns no outro e aquilo q atinge um, atinge a todos.

 

Eis o segredo do sucesso.

 

Que venha 2022.

 

DPC Odilo Sena

 

 

 

Fonte: Instagram do Delegado Odilo Sena

CHIQUINHO ESCOBAR 17/12/2021

O município de Elesbão Veloso através da Comissão Permanente de Licitação, torna público que fará realizar chamamento público destinado ao credenciamento de pessoas jurídica (MEI - Microempreendedor Individual) para a Prestação de Serviços de Transporte Escolar dos Alunos da Rede Municipal de Ensino, do município de Elesbão Veloso/PI, conforme critérios e especificações dispostas neste Edital e seus anexos.

 

Os modelos de alguns veículos para atender as necessidades do edital são:

 

Veículo tipo Micro-ônibus (Van ou Similar) com capacidade mínima para 10 passageiros incluindo o motorista, motor a Diesel, sem data de fabricação definida, equipado com todos os componentes de segurança exigidos pelo CONTRAN, em perfeito estado de conservação e regularidade, com motorista.

 

Veículo tipo Ônibus com capacidade mínima para 33 passageiros incluindo o motorista, motor a Diesel, sem data de fabricação definida, equipado com todos os componentes de segurança exigidos pelo CONTRAN, em perfeito estado de conservação e regularidade, com motorista.

 

Veículo tipo Automóvel com capacidade de até 05 passageiros incluindo o motorista, sem data de fabricação definida, sem data de fabricação definida, equipado com todos os componentes de segurança exigidos pelo CONTRAN, em perfeito estado de conservação e regularidade, com motorista.

 

Confira todos os modelos, rotas e valores no final da matéria!

 

 

INICÍO DO RECEBIMENTO DOCUMENTOS

 

A sessão pública para início do recebimento dos DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO PARA CREDENCIAMENTO será às 08h30min do dia 20 de dezembro de 2021, na sala de reuniões do Setor de licitações do Município de Elesbão Veloso/PI.

 

QUAL O TEMPO DE VIGIÊNCIA?

 

O Credenciamento ficará vigente por 12 (doze) meses, a contar da publicação do Edital, onde qualquer interessado do ramo pertinente poderá se credenciar para prestar os serviços de Transporte Escolar dos Alunos da Rede Municipal de Ensino, nos termos constantes neste edital.

 

QUAL O OBJETO?

 

O objeto desta Chamada Pública é o CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURIDICA (MEI - MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL) para a Prestação de Serviços de Transporte Escolar dos Alunos da Rede Municipal de Ensino, do município de Elesbão Veloso/PI, conforme disposições especificadas no Anexo I – Termo de Referência, deste edital.

 

Os proponentes interessados no credenciamento deverão comprovar conhecimento e experiência nas respectivas categorias, observados os critérios de aceitabilidade e preço de acordo as disposições do Anexo I – Termo de Referência deste Edital.

 

GETRAN FARÁ A VISTÓRIA

 

Poderão ser credenciadas as pessoas jurídicas (MEI - Microempreendedor Individual), cujas atividades cadastradas sejam condizentes com o objeto deste Credenciamento.

 

Para prestar os serviços de Transporte Escolar dos Alunos da Rede Municipal de Ensino os credenciados deverão estar em situação regular, atendendo toda a legislação pertinente e ser aprovado em vistoria técnica realizada pela GETRAN do Município de Elesbão Veloso/PI.

 

Os proponentes para se credenciarem à prestação dos serviços de Transporte Escolar dos Alunos da Rede Municipal de Ensino, deverão ser considerados idôneos e que estejam devidamente cadastrados nas condições deste credenciamento.

 

Confira todos os modelos de veículos permitidos, rotas e valores previstos na Chamada Pública, para credenciamento para prestação de serviço de transporte escolar, para rede municipal de ensino de Elesbão Veloso – PI:

 

 

 

 

 

 

CHIQUINHO ESCOBAR 08/12/2021

Uma nação sem uma educação de qualidade seja em qual for a fase da vida escolar terá prejuízos na sua formação intelectual para saber decidir sobre sua vida, o destino político de uma cidade, sua vida profissional no mercado de trabalho em todas as outras fases da vida, e para que ele tenha uma boa formação ele precisa de bons profissionais engajados na Educação e esses profissionais precisam ser bem remunerados ou simplesmente serem remunerados com o mínimo que a lei diz e obriga.

 

Mas, em Elesbão Veloso, cidade com pouco mais de 15 mil habitantes parece que a lei não é seguida ou não é respeitada pela administração, tendo em vista que o município já tem um enorme número de profissionais da educação com  contratados temporários que recebem abaixo do piso nacional, um verdadeiro descaso com a educação e os números dos últimos dez  anos mostra o quanto que a qualidade da educação vem em queda livre na cidade e as gestões continuam desvalorizando sobre tudo o profissional da educação o professor.

 

Um projeto de lei encaminhado para aprovação na câmara dos vereadores de Elesbão veloso estar indignando a categoria dos profissionais da educação em Elesbão Veloso, pois nesse projeto que prevê em seu teor  uma jornada de trabalho de 20 horas com salário no valor de 600 reais fez com que os vereadores da bancada da oposição procurasse o sindicato para ouvir a categoria para saber sobre tudo desse projeto e na última segunda-feira dia 06 de dezembro, aconteceu a reunião na sessão da câmara dos vereadores aqui de Elesbão Veloso com os profissionais da educação.

 

O prefeito Rafael Barbosa no seu projeto de lei complementar apresentou um salário de 600 reais para as 20 horas trabalhada, o que causou uma grande reclamação por parte do sindicato pois o piso salarial é de R$ 1.443,07 para professores com carga horária de 20 horas semanais, nesse projeto de lei encaminhado pelo prefeito ele trata como monitor a pessoa que vai ter a mesma função de professor o que indignou a categoria e alguns vereadores que na reunião se manifestaram.

 

A presidente do sindicato Shirlayde Sousa pontuou:

 

“O que eu vejo no projeto me desculpe a sinceridade mas é um professor disfarçado... e isso a gente não quer... professor é professor e tem que estar de cara limpa e mostrando o que ele veio fazer qual é o dever dele...”

 

“Eu não posso é fingir que alguém que esteja do meu lado, que esteja trabalhando comigo dividindo as mesmas atividades e recebendo R$ 600 reais...eu considero isso é uma tremenda falta de respeito com o professor”.

 

“Eles contratam professores sem seletivo, contratam professores dando classes e níveis sem que esses professores sejam aprovados em concurso públicos, eles contratam professores menos do piso salarial e isso é crime a gente sabe que é porque o piso é para todos independente que ele seja concursado ou não...o nome já diz é o piso salarial é o mínimo do mínimo. ”

 

“E se a gente pega a folha para verificar o tanto que tem de pessoas lá recebendo menos de salários menos de piso... eu vejo que o comportamento de Elesbão Veloso é pior.”

 

Outra particularidade nesse projeto de lei é que a seleção será feita por meio de análise de currículos que diz no artigo quinto e não na pôr prova de conhecimentos como é feito nos concursos público e nos testes seletivos, outra pauta também que foi debatido foi quanto a exclusividade na função, uma vez ingressado no cargo não poderá acumular outro cargo público e terá que ficar apenas nessa função, não podendo exercer outra função em outro local e nem mesmo no próprio órgão.

 

Art. 5º - A seleção dos interessados a concorrer aos cargos de monitoria será realizada por meio de teste seletivo por análise de currículos a ser elaborado o edital e realização das avaliações por uma comissão formada por portaria da secretária municipal de educação;

 

A vereadora Laíse Lima Verde nos informou que as duas comissões da câmara dos vereadores iram se reunir para emitir o parece se concordam, se irão apresentar alguma emenda ao projeto de lei.

 

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 018/2021, ELESBÃO VELOS0-PI, 09 DE NOVEMBRO DE 2021

 

O projeto cria os cargos de Monitores Escolares de ensino infantil, Fundamental Menor e transporte escolar e dá outras providências.

CHIQUINHO ESCOBAR 05/12/2021

A informação é algo essencial para uma população e ninguém pode impedir

 

Informação é um conjunto de dados organizados, que possam constituir referências sobre um determinado fato, por meio dela, resolvemos problemas e tomamos decisões, pois o seu uso racional é a base do conhecimento, dessa forma, a informação é considerada um ativo importante.

 

Em Elesbão Veloso a reclamação da população é constante, de que as emissoras estaduais ficam fora do ar com muita constância, sobre tudo a mais carente que não tem acesso aos canais da capital Teresina, entre eles TV Antena 10, TV Bandeirantes, TV Cidade Verde, Rede Meio Norte.

 

Os canais vivem fora ao ar e devido a isso os técnicos precisam estar constantemente vindo a cidade para fazer reinstalação.

 

PREFEITURA negligência a transmissão das emissoras regionais e isso deixa a população mais desinformada

 

Nesta última sexta-feira 04/12, o técnico da Rede Meio Norte esteve na cidade e encontrou na casa dos transmissores públicos de Elesbão Veloso, o qual encontram-se em completamente abandonada e sem refrigeração, necessidade básica para que os equipamentos não queimem.

 

O calor gerado pelos equipamentos é intenso e por isso há necessidade de refrigeração do ambiente, o que não acontece em nosso município. No caso específico desse transmissor, o qual era responsável por gerar o sinal das TVs regionais, o mesmo foi encontrado com os cabos derretidos, problema ocorrido devido ao fato do equipamento gerar muito calor e a sala não ser refrigerada.

 

Como funciona?

 

Em todas as cidades a prefeitura mantém uma casa geralmente com a torre ao lado para disponibilizar o sinal das emissoras regionais a sua população. Acontece que, este ambiente necessita ser refrigerado, devido ao fato dos transmissores operarem em alta frequência. E este funcionamento em alta frequência causa o sub aquecimento da aparelhagem responsável pela geração do sinal.

 

Em Elesbão Veloso a refrigeração do ambiente onde estão os aparelhos responsáveis pela geração do sinal das TVs regionais não existe, a casa encontra-se completamente abandonada e não existe nenhuma uma manutenção no prédio e nós aparelhos.

 

Quais as consequências para um povo sem a informação completa?

 

Uma das maiores consequências da falta de acesso a informação é a aplicação das políticas públicas para a população, pois sem a informação de como os governantes estão defendendo os interesses do povo e direcionando os recursos, o povo não tem como questionar se algum governante ou representante do povo fez ou não fez algo para melhoria da qualidade de vida da população, a informação serve sobre tudo para o povo fiscalizar todas as ações e acompanhar grandes ações policias que acontecem no estado e em cidades do interior.

 

Situação da Sala dos transmissores

 

PREFEITURA negligência a transmissão das emissoras regionais e isso deixa a população mais desinformada

 

O Prédio que abriga os transmissores das TVs em Elesbão está totalmente abandonado, o mato tomou de conta do local e o espaço não tem um vigia e nem manutenção por parte da prefeitura, a casa dos transmissores também não tem ventiladores e nem um sistema de refrigeração para manter os equipamentos na temperatura recomendada, fato constatado, somado a altíssima temperatura dentro do local, onde abriga os receptores e transmissores de sinal das TVs estaduais. Em Elesbão Veloso, sendo elas as TVs Clube, Antena 10, Rede Meio Norte e Rede Bandeirantes de TV.

 

Elesbão Veloso sem sinal em dia de operação policial

 

Recentemente aconteceram algumas operações policiais na cidade de Elesbão Veloso, fatos esses que foram destaques na imprensa a nível nacional, dente outras operações policiais que acontecem na cidade, más as TVs estavam sem os sinais e claro quem nem todos tiveram o conhecimento do que se tratava, e quem eram os envolvidos, e quais eram os crimes ao qual estão sendo acusados.

 

Acompanhem um vídeo em que mostra o atual estado de conservação do espaço onde ficam os parelhos de transmissão do sinal das TVs regionais em Elesbão Veloso:

 

 

Para que a administração pública municipal pudesse se posicionar sobre o assunto, o jornalismo do Grupo Vale de Comunicação buscou falar com o secretário municipal de administração pública, Sr. Jorge Luís, o qual nos informou que o responsável pelo espaço, seria o Chefe de Gabinete Deilton, o qual foi procurado por nosso jornalismo, mas até o momento não se pronunciou sobre o caso, o Grupo Vale de Comunicação mantem o espaço aberto a administração pública para que esta possa se pronunciar sobre o caso.      

CHIQUINHO ESCOBAR 24/11/2021

Virou uma reclamação quase que continua na cidade, pois os moradores temem pela segurança e também na parte financeira, pois mesmo com ruas totalmente escuras algumas delas há mais de 3 meses sem nenhuma resolução eles continuam pagando a taxa de iluminação pública da sua rua.

 

Um dos moradores falou da dificuldade que é solicitar da secretaria de obras para ter uma simples lâmpada na sua rua, eles não entendem porquê de tanta burocracia para que seja reposto uma lâmpada.

 

Moradores relatam que é preciso ir até a secretaria aguardar um tempo e preencher uma solicitação formal para que o técnico vá até sua rua fazer a reposição, e o pior nisso é que existe reivindicações que já duram três meses e nada foi feito.

 

São diversas ruas nos bairros da cidade que estão às escuras.

 

Confiram a seguir algumas reclamações:

 

“Boa tarde Chiquinho, e nós aqui do Novo Elesbão/Biriquinha Coimbra que estamos completando quase um ano que estamos na escuridão sem as luzes nos postes”

 

“Rapaz Chiquinho na rua D. João IV tá no escuro também há mais de dois meses...lá não têm iluminação pública não...eu estava conversando com o rapaz lá na prefeitura...tem que ir atrás do Edi Rufino tem procurar um monte de gente..., eu não tenho tempo pra isso não eu vou ficar no escuro e já vai pros dois meses...”

 

O senhor Francisco padeiro que mora na rua Projetada no bairro Capitão Mundoco falou que ele precisa deixar uma lâmpada acessa na frente da sua casa para iluminar a rua e que isso estar acontecendo há três meses.

 

Na rua João de Moura Sobrinho o problema também já dura três meses, o morador já foi três vezes reclamar na secretaria e recebeu a informação que não tinha material.

 

Procurado por nossa reportagem o secretário de Obras Edi Rufino informou que a queima acontece por conta das oscilações e que na segunda-feira feira dia 22 de novembro, estava repondo algumas lâmpadas, mas até o fechamento desta matéria quarta feira dia 24 de novembro as mesmas ruas continuavam escuras e mais reclamações chegam sobre ruas escuras.