CLÁUDIA PATRICIA 23/08/2022

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, uma campanha nacional desenvolvida pela Federação Nacional das APAES (FENAPAES) desde 1963, entre os dias 21 e 28 de agosto e introduzida no calendário nacional pela lei no 13.585/2017.

 

Esse ano tem como tema "Superar Barreiras para Garantir Inclusão". Uma campanha realizada pela FENAPAES, juntamente com todas as APAES do Brasil, com o propósito de discutir o tema através de várias atividades em prol da pessoa com deficiência e familiares com uma vasta programação, trabalhando áreas imprescindíveis para o desenvolvimento dos seus assistidos, educação, saúde, assistência social, cidadania e lazer.

 

 E o movimento APAEANO de Elesbão Veloso, realiza essa semana em parcerias com os membros-diretores e profissionais do Centro Educacional da APAE. Enfatizando a importância da sociedade e órgãos competentes na superação dessas barreiras, em especial  as atitudinais, que causam impactos e,  impedem o pleno exercício de sua cidadania, como a discriminação e a falta de  oportunidades na educação, trabalho e renda.

 

  Uma programação priorizando os alunos com atividades variadas e voltadas para o seu bem-estar e cidadania.

Confira:

 

 

 

 

 

 

 

CLÁUDIA PATRICIA 02/08/2022

 

Comunidade do Bairro Santa Clara festeja sua padroeira .

 

A comunidade do Bairro Santa Clara deu início aos festejos de sua padroeira, Santa Clara de Assis, que tem como tema esse ano “Santa Clara espelho da oração confiante” e acontecerá de 02 à 11 de agosto de 2022.

 

Como símbolo de fé, moradores do bairro e de vários pontos da cidade, se fizeram presentes hoje pela manhã  (02/08), na Capela de Santa Clara para um momento de oração.

 

Durante os dias de festejos, os fiéis poderão acompanhar missas e celebrações que acontecerão todas as noites a partir das 19:00h.

A comissão organizadora, convida a toda população elesbonense para estarem juntos em uma corrente do bem, informa que haverá venda de comidas típicas, sendo a renda revestida em benefícios para a capela.

 

Chagas Vieira , uma das fundadoras da capela , faz o convite a toda população, confira:

 

 

Veja programação e fotos:

 

 

 

 

 

 

CLÁUDIA PATRICIA 02/08/2022

Margarida Lira, mais conhecida como Margarida da Pizzaria foi vítima de um golpe no dia de ontem, segunda-feira (01/08).

 

Os farsantes entraram em contato ontem por volta de 10h da manhã através mensagem de texto, fingindo ser sua filha, ao tempo em que pediam 550 reais.

 

Apesar de as mensagens serem de um outro número de telefone a mesma não exitou em ajudar, e fez a transferência, pois a justificativa para tal fato é que o celular estaria com problemas.

 

 

Após a mesma realizar a transferência, em instantes depois tentaram novamente aplicar o golpe em Margarida, mas ela se atentou e percebeu ter caído em um golpe.

 

Ela conversou com a nossa produção e deixou uma alerta para todos os Elesbonense.

 

“Eu jurava estar falando com minha filha, temos que ter bastante atenção”, disse.

 

 

Confira e entenda o caso completo:

 

 

 

Professora Dona Evanira, mora na rua Amarante, bairro Matias, ela relata que quase caiu no golpe. A ouvinte Maria de Jesus da cidade de Santa Cruz dos Milagres relata também que recebeu ligação do golpista, acompanhe a fala das ouvintes:

 

 

 

CLÁUDIA PATRICIA 26/07/2022

A empresária Emiliana Barbosa lança mais um empreendimento em Elesbão. O novo prédio fica  localizado na parte central da cidade, onde recebeu neste domingo (24/07) as 19:00h as  bênçãos do padre Diego, na oportunidade os presentes puderam conhecer o local.

 

A empresária que é dona da rede de Farmácias Emiliana, existente na cidade há mais de 25 anos, vem trazendo muita inovação, e mais desenvolvimento para o município, bem como oportunidade de emprego.

 

Emiliana fez os agradecimentos:

 

“Tudo o que faço coloco sempre nas mãos de Deus. Só gratidão a ele por mais essa conquista, que com muito esforço e dedicação conseguimos e isso graças também ao apoio da minha família. A bênção da casa aconteceu neste domingo, com a presença de alguns amigos e também do nosso pároco, o Padre Diego. No prédio funcionará uma faculdade de enfermagem e também o cartório eleitoral. Portanto, caros leitores, sejamos protagonistas da nossa felicidade ".

 

 

 

CLÁUDIA PATRICIA 25/07/2022

Em comitiva, um grupo de romeiros saiu de Elesbão Veloso, no último dia 20 de julho de 2022 , até a cidade de Santa cruz dos Milagres.

 

Reuniram-se no último dia 20 no bairro Vazea Alegre onde após a benção do Padre Diego seguiram a pé todos juntos até a cidade de Santa Cruz dos Milagres, cerca de 59km de Elesbão.

 

O romeiro senhor José Lopes Teixeira, família e amigos fizeram esse deslocamento, alguns para pedir, outros para agradecer a Santa Cruz pelas graças alcançadas.

 

A viagem tem como objetivo, dar continuidade a uma tradição que a família conserva há muito tempo.

 

Dona Raimunda Lopes Teixeira (Mundica) in memória , muito católica, sempre fazia essa romaria como forma de comemoração de seu aniversario (23/07), após seu falecimento seu filho José Lopes resolveu continuar com a tradição.

 

“A mãe de meu pai, dona Mundica, sempre comemorava o aniversário aqui, com a missa, e depois um almoço para os padres no santuário, se estivesse viva minha avó estaria completando 90 anos, não temos a presença física, mas sentimos que ela se faz presente e sem duvida está muito feliz por ver que sua viagem ao santuário continuar, desde a morte dela , meu pai deu continuidade, com algumas mudanças, como por exemplo o suporte de um carro, no qual são levados todas as bagagens , antes era tudo levado em jumentos , agora tem essa mudança,  e agora vamos pela PI, não mais cortando caminho como antigamente.” Disse Joseane Lopes, neta de dona Mundica.

 

 Raimundo Lopes da Silva 80 anos, conhecido como Raimundo Lúcio, também contou um pouco dessa história de fé no qual ele durante muitos anos participou.

 

Confira :

 

CLÁUDIA PATRICIA 21/07/2022

O pároco da igreja de Santa Teresinha comemora hoje 19 de julho seu aniversário, completando 30 anos.

 

Padre Diego esteve nesta manhã no programa Bom Dia da Vale onde recebeu muitas felicitações de amigos e fieis. Pessoas de vários bairros da cidade bem como das localidades participaram do programa e deixaram sua mensagem de felicitação ao pároco.

 

 

O Padre desde que chegou a Elesbão sempre bem recebido com muito carinho por todos os elesbonenses, e neste dia não seria diferente.

 

O pároco falou relatou um poema onde através dele também agradeceu imensamente a cada um que ligou, mandou mensagem e participou, aqueles que estão sempre ao seu lado na igreja matriz.

 

Falou ainda sobre perdão e pediu aos seus fieis que não os guarde ressentimento e frisou a frase: “o rancor é um vírus, Deus não guarda rancor, o amor é o antidoto contra todas as células cancerígenas”.

 

Confira na íntegra:

CLÁUDIA PATRICIA 18/07/2022

A Companhia de Dança “ Vem Dançar” reuniu suas participantes pra juntas comemorarem o arraiá junino.


Em um momento descontraído as alunas , professora e familiares se reuniram e foram ao ritmo de musicas juninas comemorar o seu arraiá, evento aconteceu nesta quarta feira última a partir das 17:30 h em sua cede de ensaios localizada na Churrascaria amiúde , Bairro de Fátima.


As turmas que tem a frente a professora Clarice paz ,desenvolveu um belíssimo trabalho.

 


 As alunas dançaram ao som de Ernandes dos teclados e apresentaram-se com uma quadrilha e também uma dança , sendo essa ultima desenvolvida especialmente para as dançarinas da turma da terceira idade, onde puderam mostrar toda simpatia e desenvolvimento.


Contando com a participação da família para prestigiar o tão esperado momento, na oportunidade, havia disponível para degustação várias comidas típicas.

CLÁUDIA PATRICIA 03/01/2022

 

Os remédios caseiros para gripe incluem alimentos ricos em vitamina C e plantas medicinais com propriedades anti-inflamatórias. Os casos de gripe provocados pelo vírus influenza aumentaram nos últimos dois meses, causando surtos em alguns estados brasileiros. A maior circulação do vírus trouxe uma preocupação adicional às pessoas, tendo em vista que alguns sintomas coincidem com os da Covid-19.

 

A taxa de letalidade da gripe, entretanto, é muito mais baixa do que a da infecção provocada pelo coronavírus. No entanto, nos primeiros dias, os sintomas da influenza – coriza, dor de cabeça, dor de garganta, febre e tosse – costumam vir fortes e provocar grande incômodo.

 

Os remédios caseiros para gripe incluem alimentos ricos em vitamina C e plantas medicinais com propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a combater os sintomas. Também é recomendado que as pessoas com o diagnóstico bebam bastante água para fluidificar as secreções e comam alimentos mais pastosos para não irritar a garganta.

 

Os remédios caseiros para gripe não substituem o tratamento prescrito pelo médico, mas ajudam a melhorar a imunidade e, desta maneira, possibilitam uma recuperação mais rápida.

 

Veja 8 remédios caseiros indicados para uma recuperação mais rápida:

 

1. Suco de laranja com limão e própolis

 

Esse suco é rico em vitamina C e ajuda a estimular a imunidade. Para fazer o suco, basta espremer duas laranjas e um limão e usar mel para adoçar. No final, adicione duas gotas de extrato de própolis.

 

2. Chá de gengibre com limão

 

Esse chá, além de ser rico em vitamina C, é anti-inflamatório e, para fazer, basta colocar 1 cm de gengibre em 1 copo de água e ferver. Em seguida, adicione algumas gotas de limão.

 

3. Suco de acerola

 

Assim como a laranja e o limão, a acerola é rica em vitamina C, o que estimula o bom funcionamento das células de defesa do corpo. Para fazer o suco de acerola é preciso colocar no liquidificador 1 copo de acerolas com água e bater bem. Em seguida, coar, adoçar com mel e beber logo depois.

 

4. Suco de maçã com mel

 

Esse suco é um ótimo expectorante, ajudando a eliminar as secreções que são produzidas e acumuladas durante a gripe. Para isso, é preciso misturar no liquidificador duas maçãs, um copo de água e 1/2 limão. Depois coar, adoçar com mel e beber.

 

5. Xarope de alho

 

O alho possui propriedades contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. Para fazer o chá, é recomendado ferver 150 ml de água e acrescentar 200 g de açúcar. Em seguida, adicionar aos poucos 80 g de alhos amassados e ferver por 10 minutos. Por fim, coar e tomar duas colheres por dia.

 

6. Chá de pulmonária

 

Assim como o suco de maçã com mel, o chá de pulmonária tem propriedade expectorante, ajudando a liberar a secreção produzida durante a gripe. Esse chá pode ser preparado colocando uma colher de sopa de folhas secas de pulmonária em uma xícara de água fervente. A bebida deve ser coada e tomada ainda morna.

 

7. Suco de caju

 

O caju também é uma das frutas que são ricas em vitamina C e, por isso, também é considerado uma ótima opção para combater a gripe. Para fazer o suco, basta colocar no liquidificador sete cajus com dois copos de água e adoçar com mel.

 

8. Bebida quente para gripe

 

Outra boa receita contra a gripe mistura gengibre, anis estrelado e canela e deve ser bebida quente para fluidificar as vias respiratórias. Para fazê-la, basta ferver 300 ml de leite, quatro rodelas finas de raiz de gengibre, uma colher de chá de anis estrelado e um pau de canela.

 

Quando o leite começar a borbulhar, deve-se esperar mais 2 minutos para desligar o fogo.

 

A mistura deve ser adoçada com mel e ingerida morna antes de dormir.

 

CLÁUDIA PATRICIA 10/09/2021

Cicinato Mudo ou agora conhecido como Véi do Gado (eu a chamo véi do saco rsrsrsrsrs) com mais de sessenta anos de idade, foi o convidado de hoje (10/09), no Espaço do Vaqueiro.

 

 

Já está virando tradição as sextas-feiras a vaqueirama se reunir no pé do rádio pra ouvir os causos e as músicas de vaquejada.

 

 

Hoje o encontro foi com o vaqueiro Cicinato, o Véi do gado, durante o encontro o mesmo recordou as perguntas feitas sobre o seu tempo de juventude e suas andança com amigos, inclusive com aqueles que já partiram desse plano terrestre. Ao contar sua história, o vaqueiro disse que iniciou na vaquejada com 12 anos, o Véi se emocionou e dos olhos lágrimas rolaram, trazendo assim o sentimento que o vaqueiro guarda dentro do peito.

 

 

Hoje na lida com a doma de cavalos, sendo esta feita de forma diferente como diz ele. “Eu não uso da violência, aprendi que se a gente falar o animal entende, hoje eu converso com eles".

 

 

Ao ser questionando sobre até quando pretende continuar com suas tarefas ele afirma que quer continuar na vida de gado pelo menos até os 90 anos.

 

 

 "Me sinto muito feliz por fazer o que gosto, trabalho de segunda a segunda, mas faço o que eu amo." Completou ele.

 

 

Agradeço a presença honrosa desse grande Vaqueiro ao programa Manhã da Vale.

 

 

CLÁUDIA PATRICIA 09/09/2021

Após uma longa paralização na realização de eventos com a presença de público, a possível volta deste importante setor da econômica está gerando uma grande alegria e um serie de dúvidas nos produtores de eventos. Falando sobre isto e outros assuntos, o produtor cultural elesbonense Bruno Samuel cedeu uma entrevista a apresentadora do Grupo Vale de Comunicação, Cláudia Patrícia, na qual o produtor cultural deu sua opinião sobre a volta dos eventos presenciais em nosso município.

 

 

Segundo o produtor a sua expectativa é a melhor possível, porem segundo ele área a qual atua em nosso município, ainda não foi informada de forma oficial, seja ela por meio de nota, ou algum outro tipo comunicado, o qual informe quando e como esta possível volta possa acontecer.

 

 

Bruno Samuel destacou que com o avanço da campanha de imunização, isto deixa os produtores mais felizes e seguros de que brevemente poderão voltar a produzir eventos populares.

 

 

O produtor ainda destacou que falta por parte dos setores competentes uma melhor comunicação e uma instrução, a qual diga de forma segura e correta, como e quando será a volta deste tipo de evento em nosso município, tendo em vista que este foi um dos primeiros setores da economia a parar e aparentemente será um dos últimos a voltar a atuar.

 

 

Finalizando a sua fala ao GVC, o produtor destacou que o importante e torcer e se preparar que logo o setor estará voltando atuar e produzir eventos e assim garantir os profissionais que atuam na área possam trabalhar com segurança e assim possam garantir a sua geração renda e o sustento das suas famílias.

 

 

Acompanhem a fala do produtor cultural ao GVC: