JOSÉ CLÁUDIO 14/06/2023

Na manhã da última quarta-feira (07), no Centro Cultural Crisálida, aconteceu a feira de conhecimento da APAE, realizada pelos professores e alunos do Centro Educacional Especializado.

 

Na ocasião foram abordadas temáticas referentes ao Meio Ambiente, com exposição de espécies da fauna e da flora, com trabalhos confeccionados pelos respectivos alunos.

 

Ainda foi apresentada a idéia da preservação ambiental e sustentabilidade. Foi um evento pautado na simplicidade, mas, com a riqueza de detalhes, que é uma marca das ações APAEanas.

 

Marcaram presença, além dos alunos e professores, membros diretores da APAE, a estudante de pedagogia da UFPI, Maria do Amparo Bezerra, que aproveitou a oportunidade para colher dados para uma pesquisa acadêmica que a mesma está desenvolvendo.

 

Também estiveram presentes, o Supervisor de ensino da rede estadual Gean Cleiton, a professora e psicopedagoga Tetê Marques, além de familiares e parceiros.

 

Algumas falas foram proferidas no término do evento, todas de satisfação pelo resultado dos trabalhos apresentados.

 

Confira a fala do Supervisor da rede Estadual de ensino Gean:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JOSÉ CLÁUDIO 01/06/2023

A casa da Cultura em Elesbão Veloso está com a obra avançada e se encaminhando para a fase final. Hoje, a coordenação da obra e equipe técnica estiveram reunidos definindo os últimos detalhes.

 

Muito em breve, esta importante obra do governo do Estado do Piauí, através da SECULT, articulada pelo grupo de oposição local, que está sendo executada pela FUNDEIC, estará à disposição da população Elesbonense.

 

O local será um elo entre a classe artística e os munícipes, bem como, um difusor dos potenciais da cultura local e regional, além de um importante instrumento para a história e o turismo da cidade. É uma importante conquista para o desenvolvimento de Elesbão Veloso.

 

 

 

 

 

 

 

 

JOSÉ CLÁUDIO 12/05/2023

Aconteceu na noite da última quinta-feira, dia 11 de maio de 2023, o MISS UNIVERSO PIAUÍ, no teatro G3 telecom, que íntegra o Centro de Convenções em Teresina. Na oportunidade, foi coroada a vencedora do concurso, a bela Gabriela Meneses de Parnaíba, que representará o nosso estado no Miss Brasil Universo. O evento foi grandioso, com uma organização impecável, além de contar com a presença das principais autoridades e personalidades do mundo da beleza e da moda do Piauí. A convite do Jornalista Wrias Moura e da Kalor Produções, modelos elesbonenses do Perfil Fashion Model, prestigiaram o acontecimento e fizeram-se notar pela presença destacável com postura e elegância, onde atraíram olhares e câmeras atentas, e ainda o carinho e atenção da Miss Brasil Monalisa Alcântara, que fez questão de tecer elogios e fotografar com os mesmos. A exemplo disso, a atenção prestimosa da apresentadora Raquel Dias e do próprio Wrias, que os recebeu dignamente de forma cativante. O casting de Elesbão Veloso, sentiu- se condecorado com o privilégio de fazer parte de um momento tão singular e inspirador.

 

 

Confira as imagens:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JOSÉ CLÁUDIO 20/04/2023

O teatro é o berço de todas as outras modalidades artísticas. Um segmento muito importante para o desenvolvimento da expressão e o despertar da sensibilidade. Na noite desta quarta feira, dia 19 de Abril de 2023, aconteceu o encerramento do curso de iniciação teatral, promovido pela FUNDEIC, com o objetivo de revitalizar as artes cênicas elesbonense, que possuem um histórico vasto e de alta relevância no cenário cultural, mas, que andaram adormecidas por um período considerável, deixando ociosos os amantes desta arte milenar. O curso foi ministrado pelos teatrólogos Maria Francisca Bezerra e José Cláudio Barbosa, em aulas dinâmicas e produtivas, propiciando o aprendizado e o condicionamento dramático dos interessados, inscritos e frequentes durante as oficinas, em uma carga horário de 40 horas. Um número surpreendente de atores iniciantes, finalizaram o preparatório para os palcos, todos demonstrando conhecimento adquirido e capacidade de bom uso das ferramentas disponíveis. No Centro Cultural Crisálida, em três grupos distintos, o elenco encenou pequenas peças de teatro como atividade de verificação de aprendizagem, culminando com a entrega de certificados, na presença de diretores da FUNDEIC, representados pela presidente Celina Silva, de amigos e convidados. Foi uma noite muito emocionante e de constatações de talentos. As artes dramáticas de Elesbão Veloso, estão de ânimo novo e com potenciais notórios. Os próximos passos, conduzirão a criação de uma Companhia de Teatro, que colocará em cartaz, espetáculos primorosos para a apreciação da comunidade, a mobilização sociedade e o despertar dos melhores sentimentos da população. Teatro é vida, e vida  pulsante e consciente. Viva o teatro, viva a inquietude transformadora.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JOSÉ CLÁUDIO 06/04/2023

A Paixão de Cristo de Valença do Piauí, está entre os maiores espetáculos que contam a história de Jesus no nosso estado, reunindo um número grandioso de artistas, englobando atores, produtores, diretores, cenógrafos, maquiadores, figurinistas e tantos outros. A peça é uma produção da CIA DE TEATRO OS DESFRALDADORES, que por mais de vinte anos emociona o público com a maior história da humanidade. Sob a direção de Raimundo Barbosa e seus auxiliares, nesta quarta feira, dia 05 de Abril,às 19h, no patamar da igreja de São Benedito, aconteceu mais uma edição do espetáculo, na presença de autoridades, artistas e uma parcela considerável da população. Em vários atos impactantes, foi contada a história de Jesus, com passagens emocionantes e emblemáticas. Elesbão Veloso se fez presente, ocupando lugar de destaque através de um grupo de atores talentosos, que com brilhantismo, contribuíram com a riqueza da peça de teatro, interpretando personagens marcantes e arrebatando aplausos do público. A convite do Diretor Raimundo Barbosa, o elenco se preparou e subiu ao palco, integrando a Cia de teatro OS DESFRALDADORES, que correspondeu à expectativa e surpreendeu em qualidade e  expressão artística. De Elesbão Veloso participaram: Mariana Alves, Thananda Brenda e Maria Clara,que interpretaram as mulheres samaritanas, Carlos Rennan, Adelino Silva e Kauana Vieira, fizeram os vendilhões do templo, Wanderson Salgueiro, Érik José, deram vida aos ladrões que são crucificados ao lado de Jesus, Thyago Natael, levou para a plateia a dramaticidade de Judas Iscariotes, em uma performance apoteótica. José Cláudio interpretou um dos Doutores da Lei do Cinédrio e dirigiu a atuação dos Elesbonense, bem como a preparação dos mesmos. Guilherme Silva assinou a maquiagem e a produção de bastidores dos artistas da terra do bode em cena. Foi uma participação exitosa, com esforços do próprio grupo, que superou suas limitações para levarem sua arte e a cultura de Elesbão Veloso a outras regiões. De parabéns, todos atores e produtores pelo resultado revigorante e inspirador.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JOSÉ CLÁUDIO 31/03/2023

Ao longo de 29 anos de Existência, a APAE de Elesbão Veloso, pautada em muita seriedade e um trabalho imprescindível, elenca feitos históricos, coleciona vitórias e reflete sobre os seus desafios. Na última quinta-feira, dia 30 de março, esteve reunida a diretoria da entidade, presidida pelo Professor José Cláudio, para fazer uma breve avaliação dos trabalhos, ouvir sugestões e elaborar um cronograma de ações. Na oportunidade, foi evidenciado o aniversário da APAE local, transcorrido no dia 29 de março, reforçado a importância da trajetória e esboçado um olhar para o futuro. Os diretores compareceram significativamente, cantaram o tradicional parabéns e cortaram um bolo que foi degustado pelos presentes. Ao movimento APAEano de Elesbão Veloso, muita prosperidade, longevidade e boa condução nos seus propósipropósitorio.

​​​​​​

 

 

JOSÉ CLÁUDIO 10/03/2023

Na última terça-feira (7), um grupo de produtores culturais e artistas de Elesbão Veloso estiveram em Teresina para acompanhar a visita da ministra da cultura Margareth Menezes.

 

Na oportunidade estiveram presentes integrantes da Fundação de Desenvolvimento Intelectual e Cultural de Elesbão Veloso (FUNDEIC), a sua presidente Maria Celina e Silva, José Claúdio diretor de eventos, Wandersson Salgueiro membro do Conselho Fiscal e ainda o modelo do Perfil Fashion Model, Carlos Renan e o poeta e cordelista Reinaldo Silva.

 

Todos os citados estiveram presentes na reunião às 17:00h no Palácio de Karnak, onde aconteceu uma breve solenidade com a presença do Governador do Piauí Rafael Fonteles, vários deputados, secretários, assessores, a presença do secretário estadual de Cultura Carlos Anchieta, do Deputado Estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa Fábio Novo. Os discursos transcorreram de forma breve, mas muito eloquentes e significativos para a ocasião.

 

Os elesbonenses estiveram presentes durante todo o período da solenidade. Após os discursos, todos seguiram em cortejo na companhia da ministra e do Governador para o teatro 4 de setembro, onde teve a exibição de um documentário sobre a história de vida e o legado de Esperança Garcia, uma mulher negra, escravizada, que viveu na região de Oeiras há séculos, que deixou um legado para todo povo negro do Brasil.

 

Esperança Garcia que se tornou por um ato heroico e corajoso, a primeira negra mulher advogada do Piauí e do Brasil. Registrou em suas cartas os maus-tratos que sofria na fazenda na qual era escravizada. O documentário trouxe muita emoção e reflexão a todos os presentes.

 

“Foi um dia muito proveitoso, um dia transformador para todos que tiveram a oportunidade de acompanhar,” frisou José Claúdio.

 

Elesbão Veloso está vivendo hoje reflexos da participação ativa em decorrência de ações do Governo do Estado. Como, por exemplo a fundação no nosso município da tão esperada casa de cultura Hermes Vieira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JOSÉ CLÁUDIO 02/02/2023

Na manhã desta quinta feira, 2 de Fevereiro, esteve em Elesbão Veloso uma equipe da Secretaria Estadual de Cultura- SECULT-, em visita à obra da Casa da Cultura, que está sendo edificada no espaço do antigo prédio da cadeia pública da cidade, um projeto de ressignificação do patrimônio histórico, com finalidades artísticas,custeado pelo governo do estado, viabilizado pelo deputado estadual Fábio Novo, articulado pelo grupo de oposição local, liderado por Dr. Cleriston Moura,  e executado pela Fundação de Desenvolvimento Intelectual e Cultural- FUNDEIC. 

 

A obra está bastante adiantada e atendendo a todos os padrões estabelecidos, de prazos, dimenções arquitetônicas e aplicação de recursos. Segundo o engenheiro Gabriel Rodrigues e a gerente de patrimônio cultural da SECULT-, Patrícia Mendes, os esforços empenhados são satisfatórios. Os mesmos fizeram vistorias no local, ouviram a equipe de trabalhadores da obra, receberam relatórios da coordenação e instruíram sobre os novos passos a serem seguidos.

 

 Estiveram no encontro, além dos trabalhadores, e da equipe técnica, a presidente da FUNDEIC, Celina Silva, as lideranças políticas locais do grupo de oposição, ligadas ao deputado Fábio Novo e responsáveis pela coordenação do projeto, Tetê Marques, Reinaldo Silva e José Cláudio. 

 

A obra da Casa da Cultura,  de Elesbão Veloso, é  o reflexo do grandioso trabalho desenvolvido pelo governo do Piauí, na área da cultura e das artes, É uma demonstração da credibilidade do grupo de oposição local junto ao governo do estado, uma ação edificadora e visionária do deputado Fábio Novo, e um ganho, uma conquista de valor inestimável para o povo de Elesbão Veloso. Em breve o projeto estará concluído e será entregue aos munícipes, em especial, aos militantes, amantes e entusiastas da boa cultura.


 

 

JOSÉ CLÁUDIO 11/08/2022

A Fundação de Desenvolvimento Intelectual e Cultural- FUNDEIC, de Elesbão Veloso, completou no último dia 10 de agosto 4 anos de atuação. Entidade de personalidade jurídica, de caráter social, cultural e educacional, formada por artistas e produtores culturais voluntários e sem fins lucrativos, é a principal referência para a cultura artística da cidade, apoiando os movimentos da sociedade civil, as manifestações artísticas dos coletivos e iniciativas individuais, que visa defender e promover os valores mais expressivos do povo elesbonense.

 

Nesses 4 anos, a FUNDEIC tem empunhado as melhores bandeiras e acolhido ideias e projetos promissores. Atualmente, está à frente da execução da obra da Casa de Cultura, uma iniciativa do governo do Estafo do Piauí, através da Secretaria Estadual de Cultura- SECULT, por uma articulação do Deputado Estadual Fábio Novo e o esforço do grupo político de oposição local.

 

A mencionada obra, refere- se à transformação do antigo prédio da delegacia de polícia e cadeia pública da cidade,em um espaço destinado aos fazeres artísticos e suas ramificações.A ação já teve início e se encaminha para seu pleno desenvolvimento, e em breve, conclusão, quando atenderá aos anseios da comunidade de Elesbão Veloso, que em sua riqueza cultural, terá um espaço para ancorar sua produção e uma vitrine para exposição de seus talentos. A referida Fundação tem em sua presidência, a Professora e escritora Celina Silva, que faz uma gestão séria, com lisura, competência e capacidade de mobilização de seus pares. Parabéns FUDEIC por seu aniversário e pela representatividade tão significativa.

 

CONFIRA A ENTREVISTA  DA PRESIDENTE DA FUNDEIC , CELINA SILVA:

 

 

 

 

 

JOSÉ CLÁUDIO 08/07/2022

Aconteceu na última quinta feira, dia 07 de julho, o arraiá da quadrilha "Matutos da Roça", da APAE de Elesbão Veloso.

 

Os profissionais do Centro de Atendimento Educacional Especializado capricharam em todos os detalhes, e receberam familiares, amigos e os atendidos pela referida entidade com muita alegria.

 

O evento foi realizado no Centro Cultural Crisálida, às 16:30h, se alongando até as 18h, com uma boa participação da comunidade, aproveitando um bom cardápio típico, apreciando a cultura junina em partilha de emoções.

 

Na oportunidade se apresentaram a quadrilha matutos da roça, da APAE, onde os dançarinos exalaram animação e habilidades, dentro de um contexto de cultura e descontração , e ainda a dança folclórica, Cartas a São João, da Unidade Escolar Raimundo Lopes, que encantou os presentes.

 

A presidente Maria Francisca recebeu a todos, radiante, e  agradeceu pelo prestígio de tantas pessoas ao trabalho da APAE.

 

Parabéns a todos os APAEanos de Elesbão Veloso, que com muita determinação, desempenham um papel indispensável na vida das pessoas com deficiência que procuram os serviços da entidade.