JOSÉ CLÁUDIO 20/01/2021

O Grupo Vale de Comunicação está em festa pelo seu primeiro ano de atuação no campo da comunicação sediada em Elesbão Veloso, com longa abrangência no formato radiofônico, plataformas digitais e portal de notícias.

 

Uma história que teve início em Novembro de 1989, de forma surpreendente em caráter experimental e inaugurada em 20 de Janeiro de 1990, quando foi fundada a Radio Vale do Coroatá AM, que surgiu como grande destaque da época, empreendimento dos então primos, Benoni Portela Leal e Aguinaldo Portela, trazendo para a cidade uma inovação na forma de fazer comunicação.

 

 

A rádio foi durante muitos anos uma singular referência para os elesbonenses e região, com grande credibilidade e uma prestação de serviço relevante a toda a comunidade, urbana e rural, chegando a pontos longínquos, inclusive a outro estados do país.  Com uma programação variada, contemplando a informação e o entretenimento, despontando nomes emblemáticos como: Miguel Leal, Jurdan, Marlene Magalhães, Fernando Portela, Henrique Dantas, Jerrivan Cavalcante e José Neto, dentre alguns que passaram temporariamente e outros que comunicaram na emissora por longos anos, ficando assim na memória histórica e afetiva dos ouvintes.

 

 

 

 

 

O ponto alto, eram as comemorações de aniversário, com festas grandiosas ao público, com atrações em evidências de encontro ao gosto popular, ambientadas geralmente, na praça da independência em frente ao prédio, onde localizava-se os estúdios, prestigiada por uma numerosa legião de fãs em uma multidão calorosa, sempre com muita alegria e descontração.

 

Pelos ideais empreendedores de Wrias Moura, a antiga emissora, migrou para o formato “FM”, após um árduo trabalho de regularização burocrática e trâmites necessários, além de uma dedicação dispensada integralmente, inaugurou-se a nova versão da rádio em 20 de janeiro de 2020, agora Vale FM 88.9 MHZ, automaticamente, o Grupo Vale de Comunicação – GVC, afiliado a Meio Norte.

 

O GVC compreende a radio, o portal e demais iniciativas que complementam as ações do empreendimento, todas voltadas para a prestação de serviços de forma benéfica à população de Elesbão Veloso e território Vale do Sambito diretamente. Em um ano de atuação, o Grupo Vale de Comunicação tem um respaldo significativo na comunidade elesbonense e adjacências, com um corpo profissional competente e dedicado à missão que lhes foi confiada, através de uma gestão inovadora, dentro dos padrões vigentes e tecnológicos da atualidade.

 

 

 

É válido dizer, que a boa aceitação do público é o combustível que impulsiona toda a grade de programação da Vale FM e seus anexos, sempre primando pela qualidade do conteúdo a contento do público alvo, que com seus retornos positivos, coroa as ações planejadas e executadas, com quem, justamente são divididas as emoções das conquistas desta trajetória de sucesso.      

 

JOSÉ CLÁUDIO 14/01/2021

O Sindicato Estadual dos Agentes Comunitários e Agentes de Combate as Endemias SINDEACS, encaminhou à Prefeitura Municipal de Elesbão Veloso, oficio recomendando o pagamento do reajuste salarial à categoria, uma vez que a ação é prevista em lei federal e enfrenta dificuldades para ser adotada no município em decorrência dos trâmites burocráticos, o que ocasiona o atraso do repasse aos profissionais, que dependem sempre da manifestação da câmara municipal, para terem seus proventos atualizados.

 

Com o ofício o SINDEACS orienta aos gestores a realizarem o pagamento independente da obrigatoriedade da legislação municipal.

 

Diante da iniciativa do Sindicato, a categoria aguarda um posicionamento do município, o que acredita-se que seja favorável à solicitação da entidade. Vários municípios do Piauí já fazem o repasse do reajuste sem a morosidade de protocolos.

 

O documento foi protocolado no setor competente da Prefeitura Municipal de Elesbão, pela presidente da Associação local, Rosa Cavalcante na manhã desta quinta-feira dia 14 de janeiro de 2021.

 

 

Ouça o que disse o presidente do SINDEACS

 

JOSÉ CLÁUDIO 30/12/2020

Com muita justiça, pelo trabalho expressivo nas arte cênicas, a Cia de teatro OS DESFRALDADORES, dirigida pelo teatrólogo Raimundo Barbosa, foi homenageada, com seu registro fotográfico, como parte da galeria que referencia memórias relevantes de Valença do Piauí, como parte do acervo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. 

 

A iniciativa partiu do produtor cultural e Vereador Leilivan Martins e da Secretária de Cultura do município Josy Martins. 

 

Com esta notoriedade, a cia de teatro, que já protagoniza os melhores e maiores espetáculos da região valenciana a mais de duas décadas, entra oficialmente para a história da cultura artística da cidade. 

 

O reconhecimento traz satisfação ao numeroso elenco, de talentosos atores e dramaturgos que fazem parte atualmente e os que já estrelaram peças de teatro que compõem o universo memorável da arte valenciana. 

 

Este é um registro para a posteridade, que imortaliza um trabalho relevante, além do seu legado social e comunitário. Aos bravos e persistentes entusiastas, que mantém acesa a chama da arte da cia de teatro OS DESFRALDADORES, nossos calorosos aplausos.

 

Confira o depoimento do teatrólogo:

 

JOSÉ CLÁUDIO 28/12/2020

Emanoel Reinaldo de 19 anos, filho de elesbonenses, com referências expressivas no âmbito educacional da capital Teresina, onde tem percorrido um caminho exitoso. O mesmo possui uma trajetória acadêmica brilhante, com várias condecorações em concursos e competições estudantis. É medalhista em química, física, matemática e geografia, nos certames que participou, ocupou sempre as primeiras colocações. Recentemente, foi aprovado para o Instituto Militar de Engenharia, no Rio de Janeiro, um centro de ensino muito requisitado e de alto gabarito, bastante cobiçado pelos estudiosos. 

 

Por último, mais uma aprovação importante, desta vez, para o ITA Instituto Tecnológico de Aeronáutica em São José dos Campos, São Paulo, o jovem estudante conquista com este feito, uma das vagas mais concorridas em um estabelecimento de ensino de um nível de grande porte no cenário nacional, para onde deverá seguir nos próximos dias, com o objetivo de galgar os méritos que o aguardam. 

 

Emanuel é filho de Ana Carmem e Reinaldo, casal genuinamente elesbonense, trabalhadores e incentivadores da família.

JOSÉ CLÁUDIO 22/12/2020

No último domingo, dia 20/12/2020, aconteceu em São Felix do Piauí um concurso de cultura artística, como parte das ações do projeto amparado pela lei Aldir Blanc, que destina recursos em caráter emergencial a artistas e produtores culturais que sobrevivem da arte e que foram afetados pela pandemia.

 

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que tem como gestora a professora Maura Moura, e contou com uma participação significativa de inscritos.

 

Na oportunidade, vários artistas tiveram seus trabalhos apreciados e premiados como incentivo ao seus talentos.

 

Vários segmentos artísticos foram comtemplados, dentre estes, a dança, artesanato, pintura, decoração, música, culinária e demais manifestações do gênero. Devido ao período pandêmido, todas as adequações foram adotadas para preservar a integridade dos envolvidos.

 

Confira a descrição do evento:

 

JOSÉ CLÁUDIO 15/12/2020

O cantor Paulo César Santos, o Paulinho, vocalista do Roupa Nova, morreu na noite desta segunda-feira (14), aos 68 anos. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Copa D'or, na Zona Sul do Rio, onde fazia tratamento para se recuperar de complicações da Covid-19.

 

                                                       Morre, aos 68 anos, o cantor Paulinho, do Roupa Nova

 

 

 

A informação da morte foi confirmada pela assessoria de imprensa da banda e pela unidade de saúde. O hospital disse ainda que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes. Em mensagem enviada ao G1, a assessoria do Roupa Nova informou que o artista "já não estava mais infectado com coronavírus, porém, em decorrência do vírus, outros fatores complicaram".

 

                                                        Morre, aos 68 anos, o cantor Paulinho, do Roupa Nova

 

Paulinho foi diagnosticado com coronavírus enquanto se recuperava de um transplante de medula óssea que havia feito em setembro para tratar um linfoma – no procedimento, foram utilizadas as próprias células do paciente, que respondeu bem ao tratamento. No entanto, em novembro, ele precisou ser novamente internado, desta vez com Covid-19.

 

Em uma postagem nas redes sociais mais cedo nesta segunda, a banda tinha informado que o quadro de saúde do artista era delicado.

 

Trajetória

 

Nascido no Rio em 1952, Paulo César Santos se apresentava em bailes cariocas antes de se juntar à banda Os Famks, nos anos 1970. O grupo depois mudaria o nome Os Motokas, antes de receber o nome definitivo, Roupa Nova, após assinar um contrato de gravação, já na década de 1980.

 

Sua voz se tornou uma das principais marcas da banda. Paulinho faz os vocais principais em hits como "Canção de verão", “Sensual”, “Volta pra mim”, “Asas do prazer” e “Meu universo é você”.

 

                                                    Roupa Nova canta "Sapato Velho", de Paulinho Tapajós

 

Foi também percussionista do grupo, além de autor de músicas como “Assim como eu” e “Fora do ar”, ao lado de outros integrantes.

 

Com Serginho Herval, Kiko, Nando, Ricardo Feghali e Cleberson Horsth, ajudou a transformar o Roupa Nova em fenômeno já no início dos anos 80.

 

O grupo se consagrou a partir do segundo disco da carreira, lançado em 1982, com a clássica “Clarear”, que se tornou tema da novela “Jogo da vida” (TV Globo).

 

Era o início de uma trajetória que transformaria o Roupa Nova em recordista de trilhas de novelas, com mais de 30 músicas selecionadas para tramas de TV.

 

Com o grupo, Paulinho já dividiu os vocais com nomes como Ivete Sangalo, Zélia Duncan, Elba Ramalho, Zezé di Camargo e Luciano e artistas internacionais, como a banda de Soul americana The Commodores.

 

                                                                                         Banda Roupa Nova na atualidade

 

Paulinho deixa dois filhos: Pepê, baterista da banda Jamz, revelada no programa SuperStar (TV Globo), e a cantora Twigg.

 

Fonte: G1

JOSÉ CLÁUDIO 03/12/2020

O Perfil Fashion Model, projeto de moda, cultura e cidadania, de Elesbão Veloso, idealizado por produtores culturais, que existe na cidade há 8 anos, retorna às suas atividades habituais, após um período de atuações virtuais, tendo em vista a situação imposta pela pandemia.

 

A organização tem se articulado e nos últimos dias, em acordo firmado com os modelos e produtores, chegou se ao entendimento de que algumas atividades poderão acontecer, embora ainda com várias restrições e a adoção das medidas preventivas.

 

O projeto sempre se reinventou para manter-se de pé, agora mais uma vez, mostra superação e amplia seu casting, trazendo novos talentos para o acervo artístico. Nos próximos dias, novidades serão anunciadas, com a finalidade de manter viva a chama que alimenta os bons ideais dos que protagonizam esta história.

JOSÉ CLÁUDIO 25/07/2020

 

A modelo Dayse Martins, dona de uma beleza estonteante, possui uma trajetória inspiradora. Fruto da determinação, a linda, vive um momento ascendente. A mesma já mostrou que seus traços perseverantes, são suas maiores fortalezas ao enfrentar seus obstáculos. Deu seus primeiros passos nas passarelas elesbonense, muito cedo, irradiando graciosidade e desenvoltura, além de encher os olhos esteticamente. Venceu concursos locais com muito carisma.

 

 

Foi uma das protagonistas do surgimento do projeto de moda Perfil Fashion Model em 2012. Fez-se notar no cenário estadual, ganhando a confiança de Agentes de Moda, que apostaram em seu talento e incentivaram seus sonhos, possibilitando que esta desenvolvesse seus múltiplos potenciais. Em 2013, venceu o concurso A SUPER TOP MODEL da TV Meio Norte, trampolim que a projetou para o universo da moda, com destaque em vários eventos no Piauí, e posteriormente, experiências nacionais com trabalhos realizados em Agências de São Paulo. Sob os olhares de especialistas,

 

 

Dayse despontava como uma surpreendente representante da beleza brasileira para o mundo, o que a fez iniciar sua carreira internacional, começando pelo CHILE, em seguida ESTADOS UNIDOS, e atualmente, brinda o gosto europeu com seu talento, onde faz importantes avanços e alcança um aprendizado fabuloso.

 

 

 

A modelo foi seduzida pelo mundo MISS, onde esta se ambienta muito bem por revelar afinidades com os encantos que a compõem, pela versatilidade que lhe é peculiar, a mesma, conciliará as duas performances, que domina com tranquilidade. Dayse Martins, é finalista do  MISS PIAUÍ CNB, com grandes chances de conquistar o título. Concurso de beleza renomado, com etapa nacional, vinculado ao MISS MUNDO. Foram 32 candidatas inscritas nesta etapa, estando a bela elesbonense entre as 8 classificadas para a próxima seletiva. Digna de representar nosso estado e quiçá, o Brasil, DAYSE MARTINS, conta com o carinho e o apoio de uma parcela significativa dos piauienses, com maior ênfase, do povo de Elesbão Veloso, que a viu crescer e se tornar, um orgulho desta terra.

JOSÉ CLÁUDIO 13/07/2020

Enquanto seres humanos,  somos atores transformadores  e passíveis de transformação. Ao observar nossa trajetória, constataremos as inúmeras mudanças pelas quais passamos, para chegar ao que somos e ainda detectaremos inquietantes necessidades de nos aperfeiçoar. Ser um produto resultante de vários fatores influenciadores, nos faz uma obra complexa e inacabada, capaz de adaptar-se, regenerar-se e criar novas condições para desenvolver-se, além de produzir com destreza, favorecimentos à sobrevivência. Graças à nossa racionalidade, algo que nos difere dos outros animais, conseguimos ocupar com tranquilidade, na escala de valores, habilidades e poder, a supremacia de espécie dominante no planeta terra.
As diversas civilizações que nos antecederam, movidas pelo sentimento de continuidade, dedicaram-se com esmero a firmar-se como sociedades promissoras e deixaram seus legados edificantes, que se projetam em nossa atualidade, através da cultura que adotamos, moldada pelo tempo e esculpida pelo conhecimento.
Sempre que foi necessário, a humanidade repensou seus caminhos, nem sempre de maneira pacífica, mas, eficaz ao curso desejado ou considerado justo, refazendo sua história e imprimindo novos traços. Baseado nisto, não podemos crer que um povo permaneça para sempre seguindo os mesmos líderes e defendendo os mesmos objetivos, diante do desgaste e da comprovação da ineficiência destes. A necessidade da mudança é inerente aos anseios de uma sociedade que prima pela evolução, sem esta, o processo de crescimento não se consolida, os ideais inovadores de cada geração não ganham significados inspiradores. Uma população só se deixa escravizar, pela falta do conhecimento em relação aos seus potenciais, até o momento em que entende, que o poder sobre qualquer governo, emana das fontes coletivas que encontram-se em suas mãos. Uma comunidade consciente de sua capacidade, não admite grilhões e açoites sem lutar, nem tampouco, aceita migalhas de uma mesa posta por hipócritas, quando o banquete o espera para ser degustado em justo deleite.
Eis que surge o oportuno momento. Há quem levante para protestar e rebelar-se dignamente, com causa e propósitos legítimos, opondo-se à unanimidade cega, a desfazer com luz a cortina das trevas que ofuscam, revigorando o sopro dos sonhos audaciosos que povoam os horizontes avistados. Curvar-se não é a única opção, nem a postura mais inteligente.

JOSÉ CLÁUDIO 02/06/2020

OS NOVOS DILEMAS DA EDUCAÇÃO

Ao olhar em volta, não há nada em sua ordem natural. Nenhum setor que não tenha sido afetado pela Pandemia do coronavírus. O impacto na vida das pessoas é incalculável. Todos os segmentos estão buscando uma forma de manterem suas ações, pensando em diminuir os efeitos negativos que serão sentidos ao longo do tempo, sem uma previsão ou estimativa consistente.

A educação como bem comum e indispensável, tem sido objeto de estudo de especialistas, no sentido de encontrar uma sugestão que mais se aproxime de uma alternativa que atenda em grande parte, o seu público. Inúmeros estudantes, em todas as regiões do Brasil, estão desprovidos de aulas convencionais, e consequentemente, ociosos em suas atividades básicas, com  fonte de conhecimento reduzidas.

O governo  implementa medidas, por meio de decretos e pareceres, orientando a adesão ao formato Educação à Distância. Uma iniciativa emergencial, que embora sugestiva, não atende a contento, pela fragilidade estrutural dos mecanismos disponíveis nos estabelecimentos de ensino, tendo em vista as múltiplas carências. Dentre estas, a necessidade de profissionais aptos a mediarem tecnologicamente  o cronograma proposto, o que acaba em uma adaptação ineficaz. Podemos observar ainda, o aparelhamento deficitário das escolas, sem  equipamentos adequados e internet de qualidade. É válido ressaltar, nesta problemática, o dilema dos pais e alunos. As famílias vivem conflitos  cotidianos de ordem diversas, onde a sobrevivência é a prioridade máxima, e de súbito, precisam lidar com a novidade de dar suporte educacional direto aos filhos. Isso desencadeia  uma série de questões que são decisivas no aprendizado precário de milhares de alunos.

Em tempos modernos, talvez fosse desnecessário este quadro preocupante, se os investimentos em educação, de fato, acontecessem e o nosso sistema educacional tivesse acompanhado a evolução da realidade. Nossos avanços nesse aspecto, são pontuais e não atingiram com veracidade, a quem merecidamente espera. Viveremos longos dias a padecer pela insanidade de gestores incompetentes, até que se faça justiça aos interesses dos verdadeiros brasileiros.

Estamos diante de uma situação muito instigadora, que nos leva a refletir a respeito do que somos, do que fazemos  e do que queremos para nós e as gerações futuras. Nossas habilidades estão sendo testadas,  nossos conceitos estão se  desfazendo e caminhando para uma reestruturação urgente. A luz que nos norteia, exige que persistamos, que façamos  bom uso da inteligência da qual somos dotados, com um pensamento voltado para a construção de uma sociedade altiva, que componha uma civilização mais coerente e com condições de sobreviver com dignidade, às adversidades próprias do caminho do desenvolvimento.