A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina expandiu o atendimento exclusivo para casos de síndrome gripal. A mudança ocorreu em função da reorganização no serviço de atendimento aos casos suspeitos de Covid-19, doença causada pelo coronavírus, e dos serviços na atenção básica. Agora, 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) atenderão esses casos, enquanto as outras 71 ficarão com demandas da Estratégia Saúde da Família. (Confira a lista das unidades ao fim da reportagem)
“As vinte unidades destinadas aos casos de síndrome gripal funcionam em horário especial. E as demais unidades são destinadas ao atendimento de gestantes, hipertensos, diabéticos, crianças com problemas que não sejam gripais e todos os outros serviços”, explicou o diretor de Atenção Básica da FMS, Kledson Batista.
O diretor destacou que, embora ainda seja permitido consultas a esses casos, a recomendação é evitar aglomerações. “Se você é um hipertenso que precisa apenas buscar receita, não é necessária consulta. Basta medir a pressão que você já recebe sua medicação. No caso de pré-natal, se a grávida não está sentindo nada e não chegou ao período da consulta, a recomendação é aguardar”, disse.
“Se a gestante sentir algo ou chegar o momento da consulta, ela deve procurar uma das unidades que não foi destinada ao atendimento de casos gripais. Mesmo que ela fizesse o acompanhamento em outra unidade. Isso porque temos o prontuário eletrônico e os médios têm acesso a ele de qualquer UBS”, completou.
Segundo Kledson Batista, atendimentos como curativo, retirada de pontos e troca de sondas também podem ser realizados em qualquer uma das 71 UBSs que não estão destinadas ao atendimento de casos gripais. “Dessa maneira conseguimos atender os casos de gripe e os demais da atenção básica”, afirmou.
Confira a lista das 20 unidades que atenderão exclusivamente casos de síndrome gripal:
Zona Sul
Sudeste
Norte
Leste