Teresina
Mercados de Teresina vão passar por sanitização para combater disseminação do coronavírus 02/04/2020

A Prefeitura de Teresina decidiu, nessa quarta-feira (1), iniciar um trabalho de higienização dos mercados municipais da capital para combater a disseminação do novo coronavírus. O objetivo é manter limpeza das áreas que contam com maior fluxo de pessoas em todas as zonas da capital. Em uma série de publicações nas redes sociais, o prefeito alertou sobre a importância do distanciamento entre as pessoas durantes as próximas semanas.

De acordo com o prefeito de Teresina, Firmino Filho, um efetivo da Guarda Municipal e da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) vão ser mobilizados para evitar a aglomeração de pessoas, além de orientar a população sobre a importância do distanciamento social.

“Nós temos uma preocupação muito grande com esse local no final de semana, pois é perceptível um aumento no fluxo de pessoas no domingo. É importante aconselhar as pessoas a buscarem datas alternativas. Se você puder ir ao mercado na segunda, evite ir no domingo para evitar o congestionamento”, explicou.

O trabalho será realizado em todos os mercados públicos da cidade. A ação consiste na pulverização de solução de água com hipoclorito de sódio por meio de bombas costais, trabalho semelhante ao que está sendo realizado em ruas e praças de Teresina.

Segundo o superintendente Evandro Hidd da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sudeste (SDU/Sudeste), além da sanitização, deverão ser implantadas outras medidas de higiene e prevenção nos mercados, como orientações corpo a corpo com equipes especializadas e técnicos da FMS, além de carros de som com informações ao combate da Covid-19.

“Junto à Fundação Municipal de Saúde, estamos atuando para conter o avanço da Covid-19 em Teresina. Visto o caráter essencial dos mercados, eles se mantêm abertos, e, por isso, devem receber cuidados especiais para a segurança de permissionários e clientes. Nesse sentido, vamos fazer a sanitização dos espaços, fornecer luvas, máscaras e álcool para higienização, além de promover a conscientização dos cidadãos”, afirmou.

Segundo Oriana Bezerra, gerente do Centro de Controle de Zoonoses de Teresina, outros locais receberam essa ação de limpeza desde o início da semana.

“Essa higienização tem o objetivo de reduzir a possibilidade de transmissão para os municípios. A ação é a continuação dos trabalhos realizados em diversas áreas que possuem um fluxo maior de pessoas, como as áreas externas dos estabelecimentos de saúde, unidades hospitalares entre outros. Agora em parceria com as SDUs e Águas de Teresina iremos realizar a sanitização nos mercados públicos de Teresina, tudo para combatermos a Covid-19”, informou.