Brasil
Acha que seu nome está sujo? Dicas de como descobrir! 25/02/2021

Como assim meu nome está sujo?

 

 

Hoje são mais de 60 milhões de pessoas negativadas no Brasil. Isso signitifica que essas pessoas estão inadimplentes e os nomes estão inclusos em serviços de proteção ao crédito, como o SPC e o Serasa. Mas como descobrir se o número do seu CPF está nesta situação? Muitos estão inclusos no cadastro e nem sabem, então fique atento a algumas dicas.

 

Procure saber se você tem dívidas pendentes

 

 

Existem plataformas como o SPC e o Serasa que identificam se seu nome está sujo. Além disso, cartões e contas telefônicas "esquecidas" também podem ser um indicativo.

 

O que acontece com quem está com o nome sujo?

 

 

Nome sujo é sinal de problema. Você terá dificuldade de abrir uma conta-corrente, ou mesmo solicitar um cartão de crédito. É provável que você perca seus limites para empréstimos e novas compras, além de impossibilitar financiamentos de carros ou imóveis.

 

Descobri a dívida! E agora?

 

 

Agora é a hora da bomba: quanto está o saldo devedor com as taxas de juros, levando em conta o tempo em atraso? Depois disso você deve criar um meio de como parcelar (se possível) e pagar o débito.

 

Faça uma contraproposta

 

 

Insista na negociação. É preciso buscar parcelas que você consiga pagar e que sejam justas para quem você deve.

 

Não atrase as parcelas!

 

 

Isso vai desencadear em novos juros ou mesmo a quebra do acordo, colocando seu CPF novamente nos serviços de proteção ao crédito.

 

Depois de cinco anos a dívida prescreve?

 

 

Sim, é verdade que a dívida prescreve após cinco anos. Mas é errado pensar que não precisa mais pagá-la. Elas sempre vão constar no seu histórico financeiro e você ainda terá restrições internas na instituição que você ficou devendo.

 

Fonte: Meio Norte