O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), comentou, na manhã dessa segunda-feira (27/03) durante solenidade de inauguração de 20 leitos de terapia intensiva (UTI) no Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), sobre sua viagem para Estônia, na Europa.
“Devo viajar na sexta-feira para São Paulo e de São Paulo pego o voo para Tallinn na Estônia, fico quatro dias e depois três dias basicamente em Lisboa, Portugal. Na Estônia a gente já mandou uma missão no governo Wellington Dias, liderada por Vitor Hugo que era presidente da Investe Piauí no ano passado. E agora um ano depois vai enquanto governado e outros secretários de outras áreas para ver um dos países mais digitais do mundo em termos de governo digital, a experiência da Estônia é incrível, mais de 99% dos serviços públicos estão disponíveis na internet, e isso obviamente gera um meio de eficiência muito grande, fora o ecossistema de renovação de startup que a gente tem muito evidente naquele país”, relatou Rafael Fonteles.
Rafael também declarou que o Piauí tem a possibilidade de ser um destaque nacional em geração de Hidrogênio Verde, já que se destaca em Energia Eólica. “Nas Américas em relação à produção de hidrogênio verde que é uma grande aposta para o futuro, para termos uma geração de energia limpa. Então o hidrogênio tem tudo para substituir essa matriz de combustíveis fosses e o Piauí está preparado para isso, que já é referência em energia eólica e solar e também será referência na produção de hidrogênio verde para mais finalidades, inclusive para abastecer o mercado europeu”, finalizou o gestor estadual.
Fonte: 180 graus.com