Brasil
Secretaria de Saúde do RJ diz que capital é 'epicentro' da variante delta 13/08/2021

Um documento interno da Secretaria Estadual de Saúde do RJ (SES) afirma que a cidade do Rio é o “epicentro da variante delta no país” e que a direção da pasta deve avaliar “com urgência” a possibilidade de aumentar o número de leitos de Covid na rede.

 

Um levantamento por amostragem divulgado no último dia 4 pela própria SES apontava que 45% dos pacientes cariocas contaminados estavam com a cepa delta do coronavírus.

 

Esta semana, o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, afirmou acreditar que na próxima pesquisa de sequenciamento genético a delta já apareça como cepa predominante. Não foi dito quando esse estudo será apresentado.

 

Além do RJ, ao menos outros quatro estados já têm circulação comunitária da variante delta, segundo as secretarias estaduais de saúde: Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Entre as capitais, há confirmação de transmissão comunitária em Brasília, Curitiba, Rio e São Paulo, segundo as secretarias municipais de saúde.

 

A variante delta, originária na Índia, é mais contagiosa, mas ainda não se sabe se a cepa é mais agressiva contra o organismo.

 

 

Fonte: Meio Norte.com